• 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
    • Texto e Foto

    Acadêmicos da UEA apresentam resultados de projetos em Congresso no Paraná

    Há 2 semanas 02/11/2018


    • 1
    • 1
    #EDUCACAO

    Manaus-Am | Os alunos/pesquisadores são do curso de Engenharia de Materiais da Escola Superior de Tecnologia da Universidade.


    Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos nos projetos de Iniciação Científica, vinte alunos/pesquisadores do curso de Engenharia de Materiais da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) participam do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 2018 (CBECiMat-2018), de 4 a 8 de novembro de 2018, em Foz do Iguaçu, Paraná.


    Para o coordenador do curso de Engenharia de Materiais, professor Dr. José Costa de Macêdo Neto, a participação dos alunos no congresso apresenta-se como fonte essencial na busca de novos conhecimentos. “Eventos como esse permitem o enriquecimento do saber científico, uma vez que reúne profissionais, especialistas, estudantes e outros grupos com interesses em comum para trocas e transmissão de informações, impulsionando o crescimento intelectual”, destaca.


    Segundo o acadêmico do 8º período Waldeir Silva, o objetivo da participação do grupo no Congresso é apresentar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na UEA e os avanços dos estudos, além da troca de experiências com outros grupos de pesquisas dos estados brasileiros e de outros países. “Vamos mostrar os trabalhos que desenvolvemos com foco em novos materiais mais voltados para a questão ecológica do nosso Estado, principalmente relacionados à região amazônica. Além disso, tem a questão do contato com outros pesquisadores para saber o que eles estão pesquisando, observar essas pesquisas e comparar com os nossos estudos, saber o que podemos melhorar e o que podemos contribuir com eles”, explica Silva. 


    O estudante destaca que o Congresso também é uma oportunidade de mostrar a qualidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na UEA. “É importante para mostrar que as pesquisas no Norte são boas e que fazemos o nosso trabalho com muito esforço”, conclui.


    Sobre o CBECiMat

    Desde 1974, pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais vêm organizando, bianualmente, o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat). O evento pretende aproximar ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais, contribuindo para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais.


    Texto: Mirineia Nascimento

    Foto: Joelma Sanmello


    MAIS IMEDIATO