• 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
    • Texto e Foto

    CMA comemora os 62 anos de fundação

    Há 1 semana 06/11/2018


    • 1
    • 5
    #EVENTOS

    Manaus- AM | Na manhã de hoje, 6, no campo de parada Coronel Jorge Teixeira do Comando Militar da Amazônia (CMA) os militares contemplaram a formatura alusiva dos seus 62 anos de fundação completados no dia 27 de outubro. Diante de todos os presentes na solenidade, o comandante do CMA, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, afirmou que o mais importante é reafirmar o compromisso de séculos do legado deixado pelos antepassado que tiveram como diz a frase do General Rodrigo Otávio, “A dura missão de conquistar e manter essa região”.


    “Nessa missão do Comando Militar da Amazônia não estamos sozinhos. E essa formatura é um bom exemplo disso. Nela homenageamos homens, mulheres, instituições, militares e familiares, que comungam do mesmo ideal de proteger e desenvolver a nossa Amazônia. A todos os agraciados no dia de hoje, o reconhecimento e a gratidão deste Comando”, discursou o General Nardi durante sua participação na primeira formatura de aniversário do CMA.


    O comandante também reforçou a importância da dedicação dos militares que atuam diante dos Estados que compõem o CMA. “Quero por fim destacar o trabalho e a dedicação de cada um dos seus integrantes, homens e mulheres que são as pedras com as quais construímos essa muralha gigante, como diz a nossa canção, que temos como obrigação defender a nossa soberania, pois é para isso que estamos aqui”, destacou.


    Nesta solenidade, 19 instituições foram agraciadas com a Medalha Comemorativa do Conflito da Tríplice Aliança, quatro pessoas e mais uma instituição foram agraciados com o diploma do CMA e 16 militares foram agraciados com medalhas de diferente segmento.


    Durante o evento foi lido pelo Tenente-Coronel Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida, atuante com Prestador de Tarefa por Tempo Certo (PTTC) como assessor de História e Monitoramento de Área de Fronteira do CMA, um texto no qual detalhou a origem e o desenvolvimento deste Comando.


    Como tradição a cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa diante das solenidades presentes na Formatura dos 62 anos de Fundação do Comando Militar da Amazônia.



    Saiba Mais 


    CMA foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará. Treze anos depois, em 1969, foi transferido para Manaus.

             

    O CMA é responsável na atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O CMA é considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, devido ao fato de estar localizado em uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, são nove mil quilômetros, além de também fazer limite com sete países da América Latina.


    MAIS IMEDIATO