• 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
    • Texto e Foto

    Seduc-AM inicia implantação de 10 ações para melhoria da educação no Amazonas

    Há 1 semana 04/02/2019


    • 1
    • 1
    #EDUCACAO


    Manaus-Am | Ao longo dos próximos cem dias, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM) irá iniciar a implantação de uma série de medidas e programas para melhoria da rede pública estadual de ensino do Amazonas. As 10 ações, anunciadas no último dia 1º de fevereiro, durante a abertura do ano letivo de 2019, vão desde a valorização dos profissionais até a melhoria dos serviços prestados à comunidade escolar.


    O trabalho representa os primeiros passos dos principais eixos e programas da nova política estadual de educação, segundo o secretário de estado Luiz Castro. “São programas que serão implementados em benefício de alunos, professores, pedagogos, secretários, gestores, merendeiras e todos os profissionais envolvidos no processo educacional. A educação é o instrumento principal de construção de um futuro melhor”, destacou.


    As ações incluem fóruns com os servidores da educação, capacitações para o corpo docente e dos servidores administrativos, valorização dos professores, fortalecimento da segurança nas escolas, aprimoramento das políticas de fortalecimento da regionalização da merenda escolar e atenção à educação indígena, especial e nas comunidades ribeirinhas.


    Trabalho interdisciplinar - De acordo com Luiz Castro, desde que assumiu, as equipes das secretarias estão trabalhando de forma interdisciplinar para identificar as necessidade de melhorias e mudanças. As 10 ações iniciais são medidas identificadas como primordiais para reorganizar o sistema de ensino. “Estamos trabalhando com esses 10 pontos agora porque queremos iniciar um segundo semestre já nesses moldes para que 2019  seja um ano de mudanças na educação”, ressaltou o titular da pasta.


    Para saber mais sobre ações apresentadas, é possível acessar o link abaixo, onde estão descritos os objetivos de cada uma das 10 ações: https://bit.ly/2DRWTFy. Agora, os projetos estão em fase final de elaboração para serem apresentados com mais detalhes conforme forem sendo implantados.


    Valorização – Os anúncios foram bem recebidos pelos mais de 1,4 mil professores que participaram da abertura do ano letivo. As ações incorporam as propostas do Governo do Estado em apostar numa educação melhor a partir da qualificação dos educadores, que é um dos pilares das ações.


    "Quando nós somos valorizados no primeiro dia do ano letivo e ganhamos a oportunidade de evoluirmos no nosso estudo com cursos de mestrado e doutorado, por exemplo, nós ficamos muito gratificados. Estamos muito esperançosos de que possamos sair de uma situação no Ideb que nos desvaloriza e consigamos evoluir já para o ano que vem”, disse o professor do Ensino Médio, Ari Barroso.


    Jornada Pedagógica - Parte da nova política de educação estadual está sendo apresentada aos servidores da educação na Jornada Pedagógica, que irá nortear os trabalhos nas escolas. Nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5), professores, gestores e pedagogos estarão em atividades em preparação para a quarta-feira (6) quando inicia o ano letivo para os alunos.


    MAIS IMEDIATO