‘Do lixo ao luxo’ capacita moradores do Prosamim para a reutilização de materiais recicláveis
Foto: Tiago Corrêa/UGPE

‘Do lixo ao luxo’ capacita moradores do Prosamim para a reutilização de materiais recicláveis


Manaus-AM| O que antes era lixo, agora pode virar lucro ou luxo. Com essa temática ambiental e sustentável, o Governo do Amazonas, através das Secretarias da Região Metropolitana (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), deu início, nesta semana, a uma nova oficina com materiais recicláveis intitulada “Do lixo ao luxo”. A atividade propõe reutilizar materiais que antes seriam descartados, como garrafas de vidro, recipientes plásticos, garrafas pet, e transformá-los em objetos que possam garantir uma renda para os moradores dos Parques do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamim).

Na oficina são trabalhadas técnicas de pintura em vitral, que consiste em decorar garrafas de vidro por meio de pinturas; colagem de pérolas; e quaisquer materiais que possam vir a ser utilizados na decoração e na reutilização dessas garrafas. Antes dos materiais serem manuseados, os moradores realizam a coleta seletiva dos objetos, que passam por uma avaliação e são limpos para serem reutilizados nas oficinas.

“Além de dar outra destinação a essas garrafas que iriam para o lixo, a pessoa pode complementar sua renda com a venda das mesmas, transformando-as em pequenos vasos, pesos de papel, entre outras utilidades, por meio de técnicas de pinturas”, explica a instrutora da oficina, Aldeniza Amorim.

Aprendizado – A aposentada Cibele Onéia, 67, participou da oficina realizada no Parque Residencial Prosamim Cajual, localizado no bairro da Santa Luzia, zona sul de Manaus. Ela afirma que as aulas de pinturas em vidro a têm ajudado a planejar novas formas de produção e vendas de seus artesanatos.

“A oficina ‘Do lixo ao luxo’ é muito importante para todos porque, ao invés de jogar essas garrafas no lixo, nós as trazemos para serem reaproveitadas, virando artesanatos muito bonitos. Eu já utilizo as garrafas como objetos de decoração na minha casa, dou de presente aos conhecidos e amigos e ainda busco fazer umas vendas”.

Leia mais

Deixe uma resposta

AO VIVO 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram