Evento abordará tratamentos e causas do câncer de boca, em Manaus

Foto: Divulgação
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

O câncer de cavidade oral – também conhecido como câncer de boca – é mais comum em homens acima dos 40 anos. No Amazonas, são estimados cerca de 110 novos casos desse tipo de neoplasia e outros 100 para laringe em 2019. 

Esse assunto será tratado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), durante a Quarta Científica, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 31 de julho. O evento será das 19h às 21h, no auditório Dr. João Baldino, no 3º andar da Fundação, localizada na rua Francisco Orellana, n° 215, bairro D. Pedro, zona centro-oeste.  

Com o tema “Câncer de cavidade oral”, a palestra ocorre em alusão ao “Julho Verde” – campanha da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional – em que se promovem as ações voltadas para promover a educação, diagnóstico, tratamento, resultados e pesquisa sobre o câncer de cabeça e pescoço.

A maioria dos cânceres que acometem a região da cavidade oral – lábios, estrutura da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua – são chamados de carcinoma espinocelulares. 

Causas – O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas – representam cerca de 80% dos casos – são os principais potencializados desse tipo de câncer. O cigarro pode elevar em até nove vezes e o álcool em cinco vezes a possibilidade de uma ferida na boca evoluir para câncer.

Diagnóstico – De acordo com o médico especialista, o diagnóstico precoce da doença é essencial para o tratamento terapêutico. A partir da suspeita, é feita a biopsia a partir de um fragmento do tecido para análise. Ele lamentou a falta de atenção e cuidado das pessoas para essa região, que é considerada de fácil acesso, com ferimentos que não cicatrizam e na demora na procura pelo profissional. 

Tratamento – O tratamento pode ser cirúrgico, quando a lesão é pequena. Caso a lesão esteja em estágio avançado, pode-se utilizar a cirurgia com o complemento da Radioterapia e/ou Quimioterapia. Quanto maior a lesão, maior a possibilidade de metástase, espalhando-se para os linfonodos cervicais – caroço endurecido no pescoço.

Em estágio mais avançado, pode-se espalhar para os pulmões e outras partes mais distantes da lesão inicial.

Com informações da assessoria de comunicação. 

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE