Wilson Lima fecha apoio com governo federal e 18 prefeituras para o combate da malária no AM

Insira um URL válido

Manaus – AM | Na manhã desta quarta-feira (24), o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, um Termo de Compromisso de Gestão para ampliar as ações de combate e controle à malária.

 O Governo do Estado, Governo Federal e os prefeitos dos 18 municípios do interior que apresentam o maior número de casos da endemia, fecharam o pcto.

A cerimônia foi realizada na Sede do Governo,  onde Wilson Lima falou sobre a importância de desenvolver ações conjuntas para que o número de casos da doença continue em queda no Amazonas.

“Já tivemos avanços significativos no que diz respeito ao tratamento e a novas descobertas. E a gente precisa continuar intensificando esse trabalho, sobretudo, na questão da saúde básica. Por isso que é importante a participação dos municípios nesse processo. Se a gente não trabalhar de forma coordenada, em conjunto e, principalmente, no trabalho de informação das pessoas e das comunidades, através dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias, dificilmente vamos conseguir atingir esse resultado”, afirmou Wilson Lima, sobre o trabalho do governo contra a malária no Amazonas.

Sendo assim, entre 2019 e 2021, o Governo Federal e os municípios envolvidos assumem, oficialmente, o compromisso de atuar junto ao Governo do Estado no enfrentamento à malária.

Wilson reafirmou a preocupação com o interior do Estado e a necessidade de reduzir as diferenças dos casos entre os municípios e a capital. “Estou trabalhando para que a atenção também esteja voltada para o interior, que sempre esteve em segundo plano. Estou fazendo questão de chamar todos os prefeitos e vereadores dos municípios, para que a gente comece a abrir esse canal de diálogo”, ressaltou.

O governador adiantou ainda, que na próxima sexta-feira (26), vai entregar para 25 municípios, 37 pick-ups para o atendimento na saúde e na atenção básicas.  “Isso tem um reflexo no combate à malária. Se a gente não tiver junto, fica muito mais difícil de resolver esse problema. Aqui vocês têm um parceiro para combater a malária no Estado do Amazonas”, alegou.

Compartilhe:

Receba a seleção das melhores notícias:

Qual sua opinião? Deixe seu comentário