Após greves, MPAM inspeciona escolas e monitora plano de reposição de aulas

Insira um URL válido

Manaus-AM| Em Abril/Maio deste ano, os professores da rede estadual fizeram uma greve com vários dias parados. O Ministério Público, pelas promotorias e educação, acompanhou tentando fazer com que os alunos não sofressem maiores consequências pela parada de aulas. Após a greve, a Seduc apresentou um plano de reposição de aulas ao MP (29 maio).

O MP fez duas inspeções já. A primeira foi no dia 6 de julho, em duas escolas. Eu acompanhei a realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Jacira Caboclo”, Constantino Nery. Lá foi constatado a grande falta de alunos. Professores até haviam, mas devido ser uma escola de edução de jovens e adultos, havia grande número de faltosos.

A segunda inspeção foi no dia 27 de julho, quando foram visitadas 4 escolas. Nelas, foram constatados problemas pontuais em cada uma. No colégio da polícia militar (CMPM 4), não havia merenda escolar.

Na Escola Belisa Freire, no Jorge Teixeira, faltava professor porque eles tinham sido liberados para jogos escolares, apesar da reposição ter sido planejada e não poder ser reposta. Na Escola Maria da Luz Calderaro, faltam alunos. E Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, localizada na av General Rodrigo Otávio, em frente da entrada do Campus da UFAM. A escola estava fechada, sem atividade.

Assim, o MP solicitou nova reunião com seduc e representantes do conselho estadual de educação.

No dia 7 de agosto, uma nova reunião foi feita na sede do conselho e foram definidas medidas para tentar organizar melhor a reposição das aulas, bem como diminuir a evasão de alunos. Agora, a inspeção vai ser realizada novamente em escolas das quais o MP recebeu denúncias de que essa reposição não está sendo realizada de maneira correta.

As denúncias são feitas, geralmente, por pais de alunos. A inspeção será realizada pela Promotora de Justiça Delisa Olívia Ferreira, titular da 59ª Promotoria de Justiça da Educação (Prodhed). Também participarão das visitas representantes do Conselho Estadual de Educação. A concentração será às 9h, na sede da SEDUC, no bairro Japiim.

Leia mais

Compartilhe:

Receba a seleção das melhores notícias:

Qual sua opinião? Deixe seu comentário