Coronavírus: ‘explosão de casos’ e colapso na saúde no Amazonas pode ocorrer já nos próximos dias

Insira um URL válido

Manaus – AM | A situação é preocupante diante do aumento do número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e mortes em decorrência da doença no Amazonas, alertam as autoridades em saúde do estado, que não descartam a possibilidade de a saúde entrar em colapso daqui por diante. 

Publicidade

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, mencionou, em coletiva online na tarde de hoje (3/4), que uma “explosão de casos” é esperada para os próximos dias.

“Nossos estudos demostram o que a gente já vem falando há semanas, que nós esperamos um aumento do número expressivo de casos agora a partir de abril, principalmente nas últimas semanas de abril e nas primeiras semanas de maio. É digno de nota que esse aumento já vem sendo registrado, uma vez que nós já temos seiscentos exames aguardando resultado.”, afirmou Rosemary.  

Ainda segundo ela, as autoridades em saúde tem observado que muitas pessoas não estão atendendo as devidas recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. 

“O vírus não anda sozinho. Ele precisa de pessoas para transporta-lo. O vírus também afeta pessoas saudáveis. Então, não tem ninguém que esteja imune.”, alertou. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), já informou ao Ministério da Saúde sobre a grande chance do sistema no estado entrar em colapso. 

“O nosso sistema de saúde é limitado. Não temos leitos de UTI para enfrentar uma pandemia. Temos uma limitação para atender casos graves. O colapso pode acontecer semana que vem, o colapso pode conter no final do mês, colapso pode acontecer dependendo do aumento do número de casos. Esse inimigo é um inimigo invisível. Precisamos evitar a movimentação das pessoas nas ruas. Somente assim a gente quebra a cadeia de transmissão dessa doença.”, comentou o secretário da Susam, Rodrigo Tobias. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Receba a seleção das melhores notícias:

Qual sua opinião? Deixe seu comentário