Audiência discute novo processo licitatório para serviço de micro-ônibus em Manaus

Insira um URL válido

MANAUS – AM – Um dos temas mais importantes para a cidade de Manaus foi debatido na manhã desta quinta-feira, (28), o transporte público. A audiência pública, que ocorreu no auditório Isabel Victoria do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, zona Oeste da capital. A audiência foi conduzida pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) e contou com diversas autoridades do estado e município, além dos cooperados do modal executivo e setores da sociedade.

A convocação da audiência serviu para definir como tema a discussão sobre a concessão do transporte municipal e a abertura de um novo processo licitatório para a execução do serviço do transporte executivo tipo micro-ônibus.O superintendente Municipal de Transportes Urbanos, Cel Franklides Ribeiro disse que esta iniciativa vem para oferecer detalhes da licitação e deixar aberto a população para o debate.

“O atual modelo de transporte tem gerado insatisfação pela população, o processo de licitação de nova concessão serão expostas para a população e aos cooperados para terem   conhecimento e de uma forma democrática aprová-las”, disse superintendente.

Para o presidente da comissão de transporte da câmara municipal de Manaus, vereador Rosivaldo Cordovil, a nova licitação garante que a gestão municipal irá incluir novos requisitos para oferecer mais segurança e conforto aos usuários do sistema. “ Por isso que é importante estarmos debatendo entre as classes envolvidas. Hoje a população exige mudanças necessárias no transporte de passageiros com mais qualidade”, disse o vereador.

Conforme a presidente da Federação dos Cooperados do Amazonas (FECOTRAM),, Walderiza Melo, o novo edital não agradou a categoria trabalhista.”O que a SMTU apresentou é um absurdo, não nos falaram em relação itinerário, exigindo cobrança de  50% do transporte em relação ao modelo convencional, redução para 120 micro-ônibus, isso trará prejuízos a categoria”, disse a presidente.

Para o estudante Roberto Fernandes,de 26 anos, esta audiência está servindo apenas para jogo de interesse e esquecendo da população. ” Os micros ônibus que existem na cidade não estão oferecendo conforto e prejudicando a saúde da população, são ônibus velhos, sem ar condicionado, falta manutenção, além dos motoristas estarem  infringindo a legislação conversando ao celular quando estão dirigindo, passageiros em pé, o que estão discutindo hoje é interesse e esquecendo de quem sustenta o modal que é o povo “, disse o estudante.

Compartilhe:

Receba a seleção das melhores notícias:

Qual sua opinião? Deixe seu comentário