Um homem morre a cada dez minutos no Brasil pelo consumo de álcool

quelanol-alcoolismo
PATROCINADO
Os primeiros 50 clientes ganharão R$20 reais em dinheiro. Entrada e Estacionamento Gratuitos O Centro de Convenções Vasco...

País | Um homem morre a cada dez minutos no Brasil em razão do consumo de álcool. A afirmação é do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool, CISA, a partir da análise de dados coletados junto ao Ministério da Saúde.

Homens respondem por 76,7% das mortes por uso nocivo de álcool no Brasil em 2020. Foram pouco mais de 50 mil mortes. A faixa etária mais impactada foi de homens com 55 anos ou mais; seguida por 35 a 54 anos.

Kae Leopoldo, psicólogo do CISA e um dos responsáveis pela análise da pesquisa, destaca que os fatores mudam de acordo com a faixa etária.

O pesquisador lembra ainda que em relação ao consumo abusivo de álcool, um dos padrões mais danosos para a saúde é chamado BPE, “beber pesado episódico”, onde o homem ingere muita quantidade de bebida alcoólica de uma vez só.

A cirrose hepática é a principal causa dessas mortes entre a população masculina de todas as idades por causa do consumo de álcool, seguida de acidentes de trânsito, transtorno por uso de álcool, doença cardíaca hipertensiva e violência interpessoal.

Foto: Reprodução/Internet

Com informações da Agência Brasil*

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Agora, a saúde é levada a sério!A Prefeitura segue com seus cuidados à população. Mais uma unidade de...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE