Família denuncia descaso com idoso que teve parte da perna ‘apodrecida’ no 28 de Agosto

Imagem: Reinaldo Maquiné
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A família do aposentado Sebastião da Silva Gomes, de 76 anos de idade, resolveu denunciar suposto descaso contra a saúde do idoso, internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo as informações dos familiares, o paciente que é diabético, com a saúde fragilizada, está com necrose (morte das células ou tecidos do corpo) na área onde foi realizada uma cirurgia para amputação da perna direita, um pouco acima do joelho, e, atualmente, o idoso depende de um novo procedimento cirúrgico para tentar impedir o avanço do problema, mas não tem cirurgia marcada pela falta de material necessário para a intervenção, de acordo com a denúncia da família.

A filha do paciente, a dona de casa, Silvia de Oliveira Gomes, de 42 anos, é quem acompanha a situação dramática do idoso, que foi diagnosticado com diabetes após dar entrada na unidade hospitalar.

“A área onde foi feita a primeira cirurgia ‘apodreceu’. Está até com forte mal cheiro.”, contou a acompanhante. “Eu estou vendo a saúde do meu pai se agravar a cada dia e de repente ele morrer, sem a gente poder fazer nada.”, completou, a filha do paciente.

A filha explicou ainda que o pai deu entrada no hospital no dia 15 de fevereiro deste ano com um ferimento em um dedo do pé. A indicação seria de amputação do dedo do pé direito, mas nada foi feito, conforme a filha do paciente, e o problema se agravou. “Depois de um mês e cinco dias, foi quando eles fizeram a cirurgia do meu pai, mas para amputar a perna direita dele, com um corte acima do joelho. Já tinha falta de irrigação sanguínea na perna.”, afirmou a denunciante.

Ainda de acordo com a filha do idoso, a situação que o pai enfrenta hoje, com necrose e possível infecção na área onde a cirurgia foi feita, teria sido causada por falta de acompanhamento do médico-cirurgião vascular que realizou o procedimento ou de outros médicos do mesmo setor.

“Deixaram o meu pai na clínica médica de observação, quando o certo era ele ter sido acompanhado pelo vascular. O que aconteceu foi negligência no hospital.”, desabafou.

Nota Susam

A secretaria de estado de saúde afirmou em nota que o paciente tem pé-diabético crônico e, por ter demorado a buscar atendimento,  está com uma infecção. 

Ele está sendo acompanhado por um médico vascular e irá passar por  limpeza cirúrgica nesta quinta-feira (04/04).

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE