IPEM realiza operação Boas Festas com fiscalizações no comércio da capital

FOTO: Neto Silva
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Manaus-Am| Nesta quinta-feira (26), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) deu início à operação especial “Boas Festas”, com ações de fiscalização do comércio da capital e Região Metropolitana, com o objetivo de verificar os produtos e alimentos da época natalina, como panetones, frutas cristalizadas, castanhas, frios, nozes, peru, chester,bacalhau, dentre outros.

Publicidade

De acordo do Márcio André Brito, a fiscalização acontecerá em dois momentos: no comércio in loco, onde serão verificados o peso, a existência do selo do Inmetro e as informações obrigatórias para comercialização dos produtos; e no laboratório de pré-medidos do instituto, onde serão feitas análises dos produtos coletados durante a operação, caso haja indícios de irregularidades.

A fiscalização vai acontecer até o dia 16 de dezembro, os estabelecimentos comerciais que forem flagrados comercializando produtos irregulares serão notificados e terão os produtos apreendidos. Os responsáveis terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,2 milhão.

Os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta, de 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

Em 2019  a operação especial´Presente Seguro realizada no período de 04 a 18 de dezembro de 2019, resultou em 962 estabelecimentos fiscalizados, 8 deles foram notificados e cerca de 41.200 produtos foram fiscalizados, entre luminárias, brinquedos e itens alimentícios destinados à ceia natalina, como peru, chester, tender, frutas cristalizadas, nozes, vinhos, dentre outros. Desse total 1.250 apresentaram irregularidades.

Principais irregularidades:Luminárias natalinas (pisca-pisca) sem a certificação do Inmetro, com liga ferrosa no plugue; plugue fora dos padrões de segurança.

WhatsApp Image 2020 11 26 at 09.36.22
FOTO: Neto Silva
WhatsApp Image 2020 11 26 at 09.35.45
FOTO: Neto Silva
WhatsApp Image 2020 11 26 at 09.37.00
FOTO: Neto Silva

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias