Lixo até de carnavais passados é acumulado em área de barracões das escolas de samba, em Manaus

lixo-avenida-do-samba_99aa7
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Manaus – AM – Na manhã dessa quarta-feira (29), foi realizada uma vistoria onde ficam os barracões das principais escolas de samba do grupo especial de Manaus, ao lado do Centro de Convenções da capital, também conhecido como Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste da cidade.

De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que promoveu a fiscalização no local conhecido como “Cidade do Samba”, a equipe constatou que ainda existe muito lixo acumulado de outros carnavais, fora dos locais onde estão sendo montadas as alegorias deste ano e poluindo o meio ambiente.

Os barracões ficam a poucos metros do igarapé dos Franceses, que passa entre a avenida do Samba e a Vila Olímpica de Manaus, o que chamou a atenção da Promotoria. “São restos de madeira, ferro, isopor e muito plástico que precisam ser recolhidos para não irem parar no igarapé”, disse o Promotor de Justiça, Paulo Stélio.

A vistoria foi realizada pelo MP-AM, por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), coordenado por Stélio.

Foto: Divulgação

Na semana passada, o MPAM reuniu com órgãos públicos ligados ao carnaval e representantes das escolas de samba para tratar de questões que envolvem as festas. O meio ambiente foi um dos temas. Agora, a Promotoria deverá chamar os responsáveis pelo descarte do lixo e as autoridades públicas de limpeza para buscar uma solução rápida para o problema.

“O que nos trouxe aqui foi a informação de que haveria descarte inadequado de lixo no passeio público, na avenida do samba e a gente, então, vai chamar o poder público, os representantes das escolas para definir um cronograma de recolhimento e descarte correto deste material. Esse lixo todo não pode ficar na rua porque vai acabar caindo no rio, criando um problema ambiental muito sério”, finalizou o Promotor de Justiça.

Atuação do MPAM no Carnaval

A visita à Cidade do Samba faz parte das ações do MPAM exclusivamente voltadas para o carnaval. Estão previstas mais visitas a quadras a agremiações e locais de grandes concentrações como as bandas de rua. Promotorias de atuações diretamente ligadas a eventos carnavalescos estarão envolvidas para alertar à população que fique atenta a crimes contra a dignidade sexual de crianças, venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, importunação sexual a mulheres, respeito a pessoas idosas ou portadoras de deficiência, entre outros.

Na tarde desta terça-feira, a Coordenadora de Promotorias da Infância e Juventude, promotora de Justiça Romina Carvalho, participou de reunião, promovida pelo Governo do Estado, com todos os órgãos públicos estaduais envolvidos com a organização do Carnaval. No encontro, ela ressaltou o compromisso de divulgar as informações sobre horário e presença de crianças e adolescentes em festas bandas blocos ensaios e desfiles, bem como a fiscalização. “Também destaquei a prioridade que o Ministério Público está dando à promoção de um carnaval seguro em suas diferentes áreas de atuação, envolvendo todas as coordenações e tendo como prioridade pela Procuradora-Geral de Justiça (Leda Mara Albuquerque)”, informou a promotora de Justiça.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE