MANAUS-AM | Uma intensa fumaça voltou a tomar conta de vários pontos da capital amazonense, neste domingo (19). E o nível, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada péssima e prejudicial a saúde.
Nas primeiras horas do dia, de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), os bairros Colônia Oliveira Machado, Morro da Liberdade, Vila Buriti e Manôa, eram os pontos mais críticos em relação à qualidade do ar.
Ainda segundo os dados do SELVA, as zonas sul, leste e centro-sul de Manaus são as mais afetadas pela fumaça. O sistema mostrou que nos locais a poluição do ar chegou a 125.

Em outubro, Manaus também sofreu com a fumaça que, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), era resultado de queimadas que teriam ocorrido na Região Metropolitana da capital.
O governo do Amazonas disse que o “fenômeno” era causado pelas queimadas ocasionadas no Pará e também por conta de chuvas baixo da média.
Imagem: APP SELVA