Informações sobre óbitos são da própria Prefeitura, diz Governo do Amazonas sobre declarações de Arthur

Cemiterio-de-Manaus-by-Alex-Pazuello-semcom
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

AMAZONAS | O Governo do Estado do Amazonas esclareceu nesta sexta-feira (20) que os dados sobre a Covid-19, incluindo número de óbitos e sepultamentos no Amazonas, divulgados nos Boletins Diários de Casos de Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) são fornecidos pelos municípios.  O esclarecimento é em resposta a uma declaração do prefeito de Manaus, Arthur Neto, contestando o número de sepultamentos por Covid-19 na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, reafirmou o compromisso com a transparência e lembrou que o Amazonas mantém, desde o mês de julho, o primeiro lugar no quesito pela organização Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia quinzenalmente os Estados.  As Secretarias Municipais de Saúde das capitais também são avaliadas pela organização e Manaus e registra o primeiro lugar em transparência nessa categoria.

Conforme a FVS, os dados que alimentam os boletins estaduais e os sistemas do Ministério da Saúde são informados pelas prefeituras. O boletim é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Em Manaus, os dados divulgados pela FVS também podem ser consultados no endereço > https://covid19.manaus.am.gov.br/monitoramento/ < clique.

A consolidação dos casos e óbitos de Covid-19 publicados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas nos sistemas de informações do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), sistema de informações de mortalidade e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), todos alimentados pelos municípios.

Os dados de sepultamentos, que também são divulgados pelo Governo do Estado nos Boletins diários de Covid-19 são fornecidos diariamente pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), órgão da prefeitura de Manaus responsável pela administração dos Cemitérios na capital. Ontem, o boletim da Semulsp informou 50 sepultamentos nos cemitérios públicos e privados de Manaus, sendo 48 do próprio município e 02 de municípios do interior. Destes, cinco apresentaram Declaração de Óbito ou registro em cartório, tendo Covid-19 como causa básica do óbito. Os demais apresentam doenças cardíacas, causas oncológicas, causas externas, dentre outras, como causa básica.

A diretora presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, ressalta que os dados epidemiológicos divulgados em seus boletins diários são passíveis de revisão e isso tem acontecido todos os dias na medida em que chegam novas informações dos municípios.  A diretora lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus) investigou 654 óbitos suspeitos de Covid-19, ocorridos no pico da pandemia, entre abril e maio, dos quais 346 foram reclassificados nos sistemas de informações oficiais e inseridos nos Boletins da FVS.

Segundo Rosemary Costa Pinto o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é de responsabilidade dos Municípios. Manaus é uma das poucas capitais do país que não oferece o serviço.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Informações sobre óbitos são da própria Prefeitura, diz Governo do Amazonas sobre declarações de Arthur

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE