Saiba o que funciona nos serviços em Manaus neste feriado e ponto facultativo

Foto: Secom
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Manaus-AM| Com o feriado pelo aniversário de Manaus nesta quinta-feira (24/10), ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado na sexta-feira (25/10) e feriado pelo Dia do Servidor Público na próxima segunda-feira (28/10), alguns dos serviços e atendimentos terão horário diferenciado. Confira:

Publicidade

Saúde – As 26 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) atenderão normalmente durante o feriado prolongado, em plantão de 24 horas entre os dias 24 e 28 de outubro. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAS), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os SPAS e UPAS possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal-estar súbito, pequenos ferimentos, dor de cabeça, vômitos, entre outros.  Os casos mais graves serão encaminhados para os prontos-socorros.

Nas unidades que atendem serviços ambulatoriais agendados como o Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi), Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), policlínicas e fundações, não haverá atendimento no feriado prolongado.  O funcionamento destes serviços será retomado na terça-feira (29/10), a partir das 7h.

Hemoam – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para regularizar o estoque, que está em níveis críticos. No feriado do dia 24 a unidade estará fechada, mas o atendimento será normal no ponto facultativo (25/10) e no sábado (26/10), das 7h às 18h.

Durante o feriado prolongado os serviços de assistência hospitalar e urgência funcionarão normalmente. Os atendimentos ambulatorial e laboratorial retornam na terça-feira (29/10), assim como o posto de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste.

Segurança – Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães neste período.

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), zona centro-oeste; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), zona centro-sul; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na zona leste de Manaus, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.

O 9º DIP (zona leste), o 10º DIP, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), todas na zona oeste de Manaus, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.

Educação – As escolas estaduais de Manaus terão funcionamento suspenso por três dias a partir de quinta-feira (24/10). As aulas retornam na terça-feira (29/10), exceto nas escolas que sediarão as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre as quais os casos serão informados aos estudantes.

No interior do Amazonas as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto deixarão de ter aula apenas na segunda (28/10). Na sede da secretaria, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus, as atividades retornam também na terça-feira (29/10).

Saeb – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto ressalta que a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – que iniciou no último dia 21/10 e segue até o dia 1º de novembro – não será afetada. O calendário nacional de aplicação é elaborado levando em conta as datas comemorativas e feriados nos estados e municípios.

Cultura – Nos dias 24, 25 e 27 de outubro (quinta, sexta e domingo) Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro abrirão para visitação das 9h às 14h. No sábado (26/10) ambos funcionarão das 9h às 17h. Os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia não abrirão para visitação neste período. Os teatros Gebes Medeiros e da Instalação, e o Cineteatro Guarany também estarão fechados para visitação de 24 a 28 de outubro. O Teatro da Instalação abrirá no ponto facultativo (25) e no domingo (27).

O Teatro Amazonas abrirá de quinta (24) a sábado (26), das 9h às 17h. No domingo (27) estará fechado para visitação, mas abrirá para os espetáculos “Paixões segundo Camille” às 11h; e “Orquestra Experimental e Luiz Fernando Malheiro”, às 19h.

O Palacete Provincial funcionará das 9h às 17h, na quinta (24), sexta (25) e domingo (27). No sábado (26) a visitação será das 9h às 14h. O Museu Casa Eduardo Ribeiro abrirá de quinta-feira a sábado (24 a 26), das 9h às 14h. Já o Museu do Seringal funcionará de quinta a domingo (24 a 27), das 9h às 15h. O Museu do Homem do Norte não abrirá neste período.

A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambos no entorno do Largo de São Sebastião, funcionarão de 24 a 27 de outubro, das 14h às 20h.

A Biblioteca Pública do Amazonas funcionará somente na quinta-feira (24/10), das 8h às 12h. As demais bibliotecas administradas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa não abrirão no período do feriado prologado.

No dia 28, segunda-feira, não haverá visitação nos espaços da secretaria.

Cidadania e emprego – As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), não funcionarão durante os feriados e o ponto facultativo. As atividades retornam a próxima terça-feira (29/10), em horário de funcionamento normal em todo o estado, das 8h às 17h.

O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, não funcionará no período dos feriados, retornando ao atendimento normal na terça-feira (29/10).

No município também há horários diferenciados. Veja:

Mesmo com os pontos facultativos, todos os serviços essenciais do município estão garantidos para a população. Um efetivo da prefeitura de diversas secretarias vai atuar durante os festejos do Aniversário da Cidade no Centro Histórico de Manaus e durante a realização do Boi Manaus 2019, no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que, em função do feriado desta quinta-feira, 24, Aniversário de Manaus, e dos pontos facultativos (25 e 28), o funcionamento dos serviços em suas unidades terá alterações.

A maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, Compensa 1, zona Oeste, estará aberta 24 horas no período. O Samu 192 Manaus também irá manter o plantão 24 horas, atendendo as chamadas telefônicas de urgência e emergência pelo número 192.

Haverá atendimento normal na sala de vacinação da UBS José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, ao lado do Hemoam, exclusivamente para vacinação antirrábica humana. No sábado, 26, as dez Unidades de Saúde de horário ampliado não funcionarão.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial funcionarão até esta quarta-feira, 23, retornando na terça-feira, 29.

Limpeza

As atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem, mutirão de limpeza e conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão mantidos, parcialmente, durante o feriado municipal do dia 24 de outubro, quando se comemora o aniversário de 350 anos de Manaus, e o decreto de ponto facultativo nos dias 25 e 28 de outubro.

No dia 24, os serviços funcionarão em expediente de plantão durante o dia, sendo deslocado 150 trabalhadores para a limpeza no Boi Manaus, à noite. Nos demais dias, todos os serviços de limpeza mantêm programação, rotas e turnos normalmente, inclusive no sábado, 26/10. Apenas no domingo, como acontece toda semana, o expediente será reduzido.

Museu

O Museu da Cidade de Manaus estará aberto na quinta-feira, 24/10, das 16h às 22h, com última entrada para visitantes às 21h20. Nos dias 25, 26 e 27, o funcionamento é normal, das 9h às 17h, podendo entrar até as 16h20. Já na segunda-feira, 28/10, como já acontece normalmente, o espaço não abre as portas.

Comércio

No dia em que a população comemora o aniversário de 350 anos de Manaus, as galerias populares, o shopping Phelippe Daou e o mercado Adolpho Lisboa, estarão abertos ao público, normalmente. A informação é da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

O mercado municipal Adolpho Lisboa, que fica na avenida Manaus Moderna, com entrada pela rua dos Barés, Centro, na quinta-feira, 24, funciona até as 12h. Nos demais dias, o funcionamento é normal, das 6h às 17h e no domingo, 27, o mercado também fecha às 12h.

A Galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, no feriado, 24/10, abre das 8h às 15h. No domingo, 27, o centro de compras funciona somente até as 12h e nos outros dias, normal, das 8h às 19h. Enquanto a galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, no aniversário de Manaus, 24/10, vai funcionar até as 14h. Nos outros dias, encerra suas atividades às 17h e no domingo, 27, o centro de compras não funciona.

Já no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, no dia 24, assim como os demais dias, o funcionamento vai ser normal, das 8h às 19h. Somente no domingo, 27, é que o shopping não vai abrir.

Leia mais


ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias