Mais de 200 motoristas são autuados e 26 veículos retirados das ruas por irregularidades no trânsito

DETRAN-AM (3)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
PATROCINADO
MANAUS | Nas últimas semanas diversas cidades brasileiras começaram a divulgar prazos para o fim do uso da...

A ação acontece desde agosto por meio da Operação Carga Pesada

TRÂNSITO – AM | A operação Carga Pesada, realizada conjuntamente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), autuou 213 motoristas e removeu 26 carretas, caminhões e cavalos mecânicos por diversas irregularidades. As ações vêm ocorrendo desde agosto em Manaus. A operação mais recente ocorreu nesta terça-feira (26).

Em agosto, quando as fiscalizações foram intensificadas para esse tipo de veículo, foram emitidas 47 autuações e seis remoções realizadas na avenida Rodrigo Otávio, próximo à entrada da Universidade Federal do Amazonas, no bairro Japiim, zona sul de Manaus.

Imagem: Reprodução

Em setembro foram realizadas duas operações voltadas para os veículos pesados. Os agentes de trânsito verificaram irregularidades em 86 veículos pesados transitando de forma irregular próximo a Base Aérea de Manaus, e na avenida Efigênio Sales, bairro Aleixo. Desses, dez foram removidos ao parqueamento do Detran-AM.

Já neste mês, duas operações foram realizadas até o momento. Elas ocorreram no dia 6, próximo à praça do bairro Japiim, na zona centro-sul, e nesta terça-feira, na avenida General Rodrigo Otávio, também no Japiim.

Na operação do início do mês, 48 veículos pesados foram autuados e oito caminhões e carretas foram removidos. Na operação da última terça, 32 motoristas foram autuados, um caminhão roubado foi encaminhado à delegacia e uma carreta foi removida ao parqueamento por irregularidades.

Fiscalização – Em todas as operações Carga Pesada, os agentes do Detran-AM, do IMMU e do BPTran verificam se o veículo é compatível com a restrição de circulação da via, o acondicionamento da carga transportada, dimensões da carga (altura e largura), além dos itens básicos de segurança, como condições de pneus, vidros e documentação do veículo e do condutor.

“As principais causas das autuações e remoções foram a condução do veículo com categoria diferente da CNH, conduzir veículo sem possuir CNH, mau estado de conservação, falta de equipamentos obrigatórios de segurança e licenciamento em atraso”, destacou Victor Mansur, coordenador-geral do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).

Imagem: Divulgação

Queda nos acidentes – A intensificação das fiscalizações de caminhões e carretas já resultou em queda no número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Em agosto, foram registrados três acidentes fatais nas ruas de Manaus, até a data de início da operação Carga Pesada, no dia 31. Já em setembro, não houve nenhum registro desse tipo de acidente na cidade. Em outubro, até esta terça-feira (26/10), o número de acidentes fatais envolvendo caminhões e carretas nas ruas de Manaus continuava zerado.

Durante todo o ano de 2021, foram registrados 11 acidentes com vítimas fatais envolvendo veículos pesados nas ruas da capital amazonense.

Restrição de circulação – Caminhões e carretas têm restrição de circulação em algumas vias de Manaus. Essa restrição é definida por um decreto municipal.

Por: Assessoria de Imprensa

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
MANAUS-AM| Em todo o Amazonas, já foram aplicadas quase 5 milhões de doses contra a Covid-19. E para...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias