Vazamento de óleo no Rio Negro, causado por tentativa de furto, preocupa ambientalistas


Manaus – AM Um grande derramamento de 24 mil litros de emulsão asfáltica, que iniciou às 21h de sábado (30), atingiu parte do Rio Negro, nas proximidades do Porto de São Raimundo, zona Sul da capital. Após a tentativa de furto de combustível aos tanques da empresa Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda o óleo se espalha e preocupa ambientalistas.

Segundo o analista ambiental do Ibama Daniel Nascimento, houve uma tentativa de furto de combustível, onde a tampa de vedação do tanque foi retirada, ao perceber que se tratava de outro produto foi abandonado aberto, facilitando o derramamento por toda extensão. O analisada ainda adverte o fato da exposição dos tanques de forma inadequada pela empresa responsável. “Os tanques estavam expostos, isso não é aceitável já que trata-se de produtos altamente inflamáveis. Esse também é um ponto a ser questionado junto a empresa”, relatou.

O produto foi trazido pela rede pluvial de drenagem chegando até o Rio Negro, a Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda., foi acionada para realizar o plano emergencial de resposta, porém o analista afirmou, que não foi satisfatório. ” A empresa não teve a capacidade de dar uma resposta rápida a contento das exigências que a gente estabelece, as normas, trazendo essa consequência para o meio ambiente”, informou.

As consequências desse derramamento é preocupante, advertiu Daniel. “O produto é altamente poluente e persistente, pela quantidade e natureza hidrocarboneto (betume), podendo causar a mortandade de peixes prejudicando a fauna e a flora”,  ressaltou o analista do Ibama.

Como prevenção outras três carretas próximas ao local do incidente foram retiradas, a fim de evitar um acidente maior. A empresa responsável foi autuada para apresentação de seu plano emergencial e deve ser multada conforme a mensuração dos danos ao meio ambiente. O valor ainda será avaliado a partir dos laudos, mostrando o cálculo dos danos.

Deixe uma resposta

AO VIVO 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram