Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar no Festival Folclórico de Parintins

IMG-20220613-WA0113
PATROCINADO
Os primeiros 50 clientes ganharão R$20 reais em dinheiro. Entrada e Estacionamento Gratuitos O Centro de Convenções Vasco...

MANAUS-AM | Após dois anos de saudade, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar na arena do Bumbódromo, durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, celebra as lendas amazônicas e a cultura, em um espetáculo que encanta pela ousadia e inovação nas alegorias.

A característica principal é a rivalidade entre os bumbás, ao ponto dos torcedores não pronunciarem o nome do adversário e adotarem o termo “contrário”.

Com fantasias, músicas e alegorias grandiosas, os bois encenam a lenda de Catirina, que, grávida, tem desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que o ameaça de morte. Quem salva tudo é um pajé, que ressuscita o animal e garante um final feliz.

Dentro dessa narrativa, os bois apresentam lendas amazônicas e misturam efeitos especiais no ritual tribal dentro da arena do Bumbódromo. No local, mais de 25 mil pessoas acompanham as três noites de Festival.

O show acontece em uma arena em formato estilizado, que lembra a cabeça de um boi. Dividido ao meio, nos dias da apresentação, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário.

Os jurados vêm de outros estados e os nomes ficam sob sigilo até o dia da apresentação. Eles ficam com a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas, alegorias, os personagens de cada agremiação, com a missão de encontrar os pontos que um boi é melhor que o outro, uma tarefa difícil.

Durante o dia, os visitantes e brincantes dos bois podem se divertir e ouvir muita toada nos eventos que acontecem nos palcos alternativos na orla da cidade.

Em 2019 – última edição –, mais de 60 mil pessoas visitaram a cidade no período da festa, assegurando a geração de emprego e renda para a população de Parintins.

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Agora, a saúde é levada a sério!A Prefeitura segue com seus cuidados à população. Mais uma unidade de...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE