Uma jornada de paixão, criatividade e tradição: Festival Folclórico de Parintins 2019

Imagem: Reinaldo Maquiné
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Manaus – Am | O 54° Festival Folclórico de Parintins superou todas as expectativas e mostrou para mundo o que é ter criatividade. Quem foi a ilha encantada acompanhou três noites de apresentação (28, 29 e 30 de junho) com muita emoção. Por isso escolher e torcer por um bumbár faz parte dessa tradição, tanto para os que já conhecem o grande espetáculo, quanto aos que participam pela primeira vez. O fato é que torna-se impossível não se apaixonar por esse festejo.

Durante o espetáculo apresentado pelo dois bumbás foi possível acompanhar a recuperação da trajetória histórica de quem celebra a cultura, essa que é uma festa que ocorre na Amazônia há gerações e continua emocionando a todos.

Os destaques de cada noite

Na primeira noite de apresentação (28), quem abriu o espetáculo foi o boi que defende as cores vermelho e branco – Garantido, ele que falava sobre a valorização das mulheres, trazendo “Rosas Vermelhas” cantada por membros femininos. Logo em seguida foi a vez do boi-bumbá Caprichoso evoluir na arena, o preconceito foi tema abordado pelo bumbár que defende a cor azul e branco.

No dia (29), Caprichoso entra na arena trazendo grandes alegorias além de fazer da galera um espetáculo a parte, boi Garantido evoluiu com seus intens em belas indumentárias, encantados todos que acompanhavam sua evolução.

Para finalizar o festival de Parintins, a cenografia dos bois Garantido e Caprichoso demonstra claramente o resultado da criatividade do povo parintinense. São alegorias complexas que compõem os quadros cênicos da noite de encerramento do Festival, para eles tudo acontece assim que o imaginário é desafiado, fazendo trabalhos sublimes e impecáveis.

Aos turistas que acompanharam todo o espetáculo, o encanto é perceptível com os movimentos realizados por pessoas que dão vida ao festival. A coreografia se mostra presente como apoio a um momentos tribal, levada ou ritual indígenas, ele também é percebido nas danças tão intensa de características. A riqueza dos movimentos durante a apresentação, torna difícil o julgamento para quem deve eleger apenas um boi campeão.

Durante o processo de construção para o espetáculo a toada tem papel fundamental como fiu condutor para espetáculos, é o momento que emociona e acende a chama das pessoas que estão na galera, esperando acompanhar a apresentação dos seu boi escolhido. Para quem vem a Parintins a toada é mais que música ela é magia, bandeira de luta e de preservação. Cantada pelo levantadores de toada dos bois Garantido (Sebastiao Júnior) e Caprichoso (David Assayaf), arrepia e emociona quem acompanha a grande festa.

Os Bumbás, garantiram para quem veio a ilha tupinabarana, uma variedade de figurinos, que tem a delicadeza dos artistas da terra, sem que você perceba um quadro de repetição dos trabalhos. A última noite foi marcada por muitas surpresas e um gigantesco espetáculo.

Após o término os torcedores seguem em oração, tomados pela emoção, acreditando na vitória de seu boi, que para cada cada nação, foi quem apresentou o melhor trabalho.

Leia mais

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE