Governo do Amazonas realiza Dispensa de Licitação para serviços no Hospital Nilton Lins

4H8A0452 (1)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A ação visa contratar empresas e pessoas jurídicas que estejam interessadas na prestação de serviços para o Hospital Nilton Lins

MANAUS-AM| O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM), iniciou, nesta segunda-feira (11/01), o processo de Dispensa de Licitação, com o objetivo de contratar empresas e pessoas jurídicas que estejam interessadas na prestação de serviços para o Hospital Nilton Lins, referência para o tratamento da Covid-19.

Publicidade

A ação ocorreu na sede do CSC, localizada na Rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, com sessões públicas às 8h30, 10h30 e 12h30, todas abertas ao público, garantindo assim a lisura do processo. Para o presidente do CSC, Walter Brito, foi fundamental a decisão do governador Wilson Lima de tornar o processo, até então realizado de forma inédita no Brasil, o mais transparente possível.

“Importante ressaltar que esse procedimento é inédito, não se conhece e no estado do Amazonas jamais foi feito, no Brasil também se desconhece. Nós já tivemos um chamamento público só que por e-mail para comprar teste de Covid, foi comprado pelo TCE. Essa sessão também foi gravada e está sendo acompanhada pelos órgãos de controle, dando maior transparência e legitimidade possível”, destaca Walter Brito.

Ao todo, participaram do processo 19 empresas e pessoas jurídicas especializadas em serviços na área da saúde. Os chamamentos continuarão nesta terça e quarta-feira (12 e 13/01).

Foram abertas licitações para prestação de oito serviços, sendo eles: procedimentos em nefrologia e terapia renal substitutiva; lavanderia hospitalar externa; diagnóstico por imagem; locação de um contêiner frigorífico; apoio administrativo, maqueiro e agente de portaria; conservação e limpeza; serviços médicos de cirurgião vascular; e serviços de T.I.

O empresário Marcos Takeda esteve presente no pregão em busca da licitação para a prestação de serviços de diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia e tomografia). Credenciado após apresentar a melhor proposta, ele exalta o sentimento de orgulho em poder colaborar com o Governo do Estado em um momento crítico.

“Estamos com muito orgulho, recebendo essa missão mais uma vez, de estar a frente colaborando com o estado do Amazonas e com a sociedade amazonense nesse período muito crítico de pandemia. É com bons olhos que vejo essa ação do governador, essa transparência, esse modo de contratação dispensa presencial, ela é crucial nesse momento”, destacou o licitante.

Trâmites – Durante o pregão, as empresas candidatas apresentaram suas propostas com os valores globais para avaliação. As melhores propostas foram selecionadas e as empresas passaram a ser credenciadas para a realização dos serviços propostos.

De acordo com Walter Brito, após o credenciamento, a ata do processo será enviada para a Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), que emitirá uma ordem de serviço, ainda nesta segunda-feira, para que já na terça-feira a empresa possa montar sua estrutura no Hospital Nilton Lins, seguindo os trâmites legais.

“Paralelamente a isso, será realizada a contratação dela, isso tem o aval dos órgãos de saúde, de controle. Nós estamos bem afinados, os órgãos de controle tem contribuído enormemente para as soluções e com a ajuda de todos vamos sair dessa, se Deus quiser”, pontuou o presidente.

Hospital Nilton Lins – O Governo do Amazonas solicitou, na sexta-feira (08/01), a requisição do Hospital Nilton Lins para abrir 103 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A medida, comunicada aos órgãos de controle, tem como objetivo assumir a gestão do hospital, requisitando tanto os espaços físicos como toda a estrutura de equipamentos e mobiliários da unidade. A expectativa é de que a unidade entre em funcionamento até quarta-feira (13/01).

4H8A0569 1
Foto: Arthur Castro

Com informações da assessoria

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias