Bolsonaro sugere diminuir renda de filosofia e sociologia para investir em leitura e escrita

Imagem: Reprodução da Internet
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

BRAIL | O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira (26) em sua conta no twitter, que o Ministério da Educação está estudando fazer cortes nos investimentos em cursos de humanas nas universidades públicas, principalmente nas áreas de filosofia e sociologia.

Na publicação, Bolsonaro diz que o governo pretende investir na “leitura, escrita e fazer conta”, para que formação “gere renda para a pessoa e bem-estar para a família”.

Durante a noite da última quinta-feira (25), durante transmissão ao vivo por uma rede social, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia informado que pretendia fazer cortes na área de humanas.

O ministro afirmou que alunos já matriculados não serão afetados. Ele usou como exemplo o Japão, que reduziu as verbas dos cursos de ciências sociais e humanas há mais de 4 anos.

“O Japão, país muito mais rico que o Brasil, está tirando dinheiro público, do pagador de imposto, das faculdades que são tidas como para pessoas que já são muito ricas, ou de elite, como filosofia. Pode estudar filosofia? Pode, (mas) com dinheiro próprio. E o Japão reforça: esse dinheiro que iria para faculdades como filosofia, sociologia, se coloca em faculdades que geram retorno de fato: enfermagem, veterinária, engenharia e medicina”, afirmou Abraham.

Segundo ele, é preciso trabalhar a “performance” dos estudantes para gerar mais empregabilidade e empreendedorismo no Brasil.

“Nossos alunos no Brasil não têm o mesmo conhecimento técnico, de sair da faculdade, ter ideias, sacadas e montar pequenos negócios. A gente está trabalhando com uma série de ideias, planos, mas vocês vão ter que esperar um pouquinho”, finalizou.


SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE