Curso de cuidador de idosos terá mais duas edições promovidas pela prefeitura

CURSO-CUIDADOR-DE-IDOSOS-FOTOS-HENRIQUE-SOUZA-3-720x407
PATROCINADO
Conhecido como “O Gigante do Norte” o Bazar da Rayana em clima de Natal, acontecerá neste sábado (03)...

Manaus-AM | A Prefeitura de Manaus realizará mais duas edições do Curso Informal de Cuidador de Idosos, de segunda a sexta-feira da semana que vem, de 17 a 21 de outubro, nas zonas Leste e rural da capital, sob coordenação das equipes do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Com carga horária de 20 horas, o curso contará com a participação de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos da Rede de Atenção Primária à Saúde. O objetivo da iniciativa é apoiar o cuidador familiar na condução dos cuidados ao idoso.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, explicou que o curso é muito oportuno porque tem o caráter de orientação e sensibilização sobre como as pessoas idosas, que em Manaus correspondem a 6% da população da capital, que é 2,2 milhões de pessoas, precisam ser tratadas nesta fase da vida.

“A população idosa em Manaus é bem expressiva e por isso é muito necessário discutirmos como lidar com o pai, a mãe ou os avós que estão envelhecendo. No curso iremos mostrar como estimular as pessoas idosas a terem uma vida ativa destacando a importância da nutrição e outras medidas que permitem uma vida saudável. O processo de envelhecimento não é fácil, as pessoas não se preparam para o envelhecimento e muitas vezes o familiar tem um idoso e não sabe como cuidar, como estimular, como promover e manter a funcionalidade dele, por isso essa iniciativa é importante”, acentuou.

O Distrito de Saúde Leste vai realizar o curso no Clube de Mães Irmã Ruth Moura, que fica na rua Getúlio Vargas, próximo à praça Tancredo Neves, no bairro Colônia Antonio Aleixo, no horário das 13h às 17h. Já na zona rural, as atividades ficarão concentradas na Unidade de Saúde da Família (USF) Ada Viana, localizada na BR 174, próximo à rua Nova Canaã, de 8h às 12h. Cada curso terá participação de 50 pessoas que foram captadas nas comunidades e que já têm idosos em suas famílias.

Eliny Rocha disse que este ano a iniciativa já aconteceu na zona Sul de Manaus e que, até o fim do ano, a expectativa é de que as zonas Norte e Oeste também sejam contempladas.

O conteúdo do curso contém explanações sobre o processo de envelhecimento, mudanças físicas e cognitivas ocasionadas pela idade, políticas voltadas à proteção da pessoa idosa, cuidados com a alimentação, nutrição, a importância das atividades físicas, prevenção à violência e esclarecimentos sobre doenças como hipertensão e diabetes.

“Nós também iremos contemplar a saúde do cuidador, que também precisa de atenção, porque seu trabalho também é muito estressante e quem cuida também precisa de cuidados”, salientou Eliny.

Foto: Divulgação

Com informações da assessoria*

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
A capital amazonense é conhecida nacionalmente pela beleza e imensidão da floresta amazônica, por sua zona franca, pelo...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE