Jovens e adolescentes participarão de oficinas educativas neste sábado (4) em Manaus

Imagem: Reprodução da Internet
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Neste sábado (4), o Núcleo Direito e Fraternidade de Manaus, irá promover oficinas de educação em direitos para investir no protagonismo juvenil, promovendo o exercício da cidadania pelas novas gerações e seus familiares.

As aulas serão ministradas de forma voluntária pelos juristas.

As oficinas serão direcionadas ao público juvenil e adulto, com a duração de 20 horas, abordando temáticas de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito do Trabalho, do Consumidor, Direito Penal, Previdenciário, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, e uma panorâmica das Instituições Públicas e Movimentos Sociais.

O curso será gratuito e o local onde será ministrado é o Centro Social Roger Cunha Rodrigues, no bairro Ouro Verde (antigo Monte Sião), que atualmente atende famílias em situação de vulnerabilidade. Sem se restringir ao caráter formativo, a iniciativa do Núcleo Direito e Fraternidade, quer mergulhar na esfera relacional, atuando diretamente na promoção humana daquela comunidade – característica fundamental deste princípio inspirador.

Com a sua profissão, você constrói um mundo melhor?

As sementes do bem continuam sendo lançadas em terras manauaras.
Profissionais das diversas carreiras jurídicas e acadêmicos de Direito, adeptos da rede internacional Comunione e Diritto, cuja expressão brasileira é conhecida como Direito e Fraternidade, se encontraram ontem para traçar as linhas de um projeto de educação em direitos, sob o viés do princípio da Fraternidade.

Após terem instituído o Núcleo Direito e Fraternidade de Manaus, que se reúne mensalmente para promover a troca de experiências/vivências fraternas no campo profissional e aprofundamento da aplicação jurídica daquele princípio, os fraternalistas desejam “consolidar os estudos realizados, transformando-os numa experiência de construção do bem-comum”.

Inspirados em iniciativas da rede Comunhão e Direito no Distrito Federal, já adotadas por outros estados, pretende oferecer cursos básicos de educação em direitos, por meio de oficinas ministradas de forma voluntária pelos juristas.

A meta é investir no protagonismo juvenil, promovendo o exercício da cidadania pelas novas gerações e seus familiares.
O local escolhido para iniciar o projeto é o Centro Social Roger Cunha Rodrigues – uma obra social iniciada pelos jovens do Movimento dos Focolares, no Bairro Ouro Verde (antigo Monte Sião), que atualmente atende famílias em situação de vulnerabilidade.

Ali são desenvolvidas atividades em contraturno escolar, para crianças e adolescentes, sustentadas por parceiros, “padrinhos” e voluntários dispostos a abraçar sua missão institucional: “promover atividades de caráter socioeducativo, que possibilitem o desenvolvimento da criança e do adolescente, e apoio às famílias, contribuindo para a construção de uma comunidade fraterna de “homens novos”.

Tudo isso, por meio de ferramentas pedagógicas inspiradas em ideais comuns ao princípio da Fraternidade, como o Dado da Paz.
Segundo a diretoria da instituição, “para que as ações tenham sucesso, é imprescindível quebrar as barreiras e conquistar a confiança das famílias”, que em sua maioria, experimentam o sentimento de marginalização, em todas as esferas sociais.

Sem se restringir ao caráter formativo, a iniciativa do Núcleo Direito e Fraternidade, quer mergulhar na esfera relacional, atuando diretamente na promoção humana daquela comunidade – característica fundamental deste princípio inspirador.
As oficinas serão direcionadas ao público juvenil e adulto, com a duração de 20 horas, abordando temáticas de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito do Trabalho, do Consumidor, Direito Penal, Previdenciário, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, e uma panorâmica das Instituições Públicas e Movimentos Sociais.

Profissionais de outras áreas manifestaram o desejo de contribuir com o projeto. Nasceu a proposta de uma grande “ação fraterna” na conclusão do curso.
O Núcleo Direito e Fraternidade de Manaus, em reunião aberta (dia 22/04/2019, às 19h00, no Espaço ECAM – Mezanino do Shopping Manaura), dará continuidade à preparação das oficinas e engajamento dos interessados.
Você também é convidado a semear junto.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE