Adiamento inédito gera impasses para realização de Jogos em 2021


Mundo I Antes do adiamento dos Jogos, o Brasil tinha 178 atletas garantidos nas Olimpíadas em 25 modalidades. Após a mudança da data de realização do evento, as incertezas tomaram conta desse processo. Bárbara Schausteck de Almeida, doutora em educação física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica como a situação afeta os esportistas. “É um desafio para todos. Alguns atletas têm sua carreira toda programada para ter seu pico de desempenho em uma edição olímpica. Nem sempre é possível prolongar esse desempenho por mais tempo, mesmo que um ano pareça pouco”, disse.

Ela considera importante que os responsáveis definam o quanto antes o novo período de realização dos Jogos. “Não apenas pelo clima em si, mas, principalmente, pelo tempo de preparação. É diferente planejar um treinamento para que o auge físico aconteça em seis, nove ou 12 meses. Sem dúvida, o COI [Comitê Olímpico Internacional] vai sofrer pressão de todos os lados para que essa decisão aconteça o mais rápido possível.”

Anúncios

O Comitê Olímpico mudou muito desde os Jogos de Los Angeles 1984, quando o “amadorismo” foi sendo abandonado em quase todas as modalidades olímpicas. A professora também falou sobre isso. “Esse adiamento é inédito. Muito significativo na preparação esportiva. Imagino que todas as federações estejam avaliando os impactos em suas modalidades e proponham as mudanças que entendam ser necessárias. O nível atual de profissionalismo é tão grande que não permite uma preparação de apenas um ano. Os atletas, equipes e federações se planejam com quatros, oito anos de antecedência”.

Confira a matéria completa em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-03/adiamento-inedito-gera-impasses-para-realizacao-de-jogos-em-2021

Fonte: Agência Brasil

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Receba a seleção das melhores notícias

Você também pode gostar:

error: Este conteúdo é protegido!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram