‘Gol do Brasil’: Conheça o projeto em parceria com a CBF para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

20211012162715_LCSS5240
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
PATROCINADO
Manaus está fazendo 352 anos de uma grande história. Terra de Ajuricaba, símbolo da resistência entre os Manaós,...

AMAZONAS | O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), anunciou, nesta terça-feira (12/10), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a implementação do projeto “Gol do Brasil”, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Manaus e no município de Autazes. Para atuar no projeto, serão capacitados 25 professores de Educação Física da rede estadual do Amazonas.  

Em Manaus, o projeto entrará em atividade no Ceti Manaus, que está sendo construído na antiga ocupação Monte Horebe, zona norte da capital, contemplando 240 estudantes. O “Gol do Brasil” é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

O anúncio da parceria foi feito pelo governador Wilson Lima durante o treino da seleção brasileira masculina de futebol no estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A seleção enfrenta o Uruguai nesta quinta-feira (14/10) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022 na Arena da Amazônia.

“No próximo dia 29, nós estamos indo até o Rio de Janeiro, à CBF, para assinar esse acordo do ‘Gol do Brasil’ para iniciar no município de Autazes e também aqui em Manaus, lá na escola Monte Horebe, que fica ali próximo do Viver Melhor. É uma espécie de escolinha da CBF para oportunizar a essas crianças, que estão em condição de vulnerabilidade social e que têm vocação para o esporte. A gente tem muito talento escondido por aí e, quem sabe, a gente pode revelar grandes atletas com essa parceria”, destacou Wilson Lima.

Gol do Brasil – O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

Com o projeto, 25 profissionais de Educação Física da rede estadual serão capacitados com a Licença S da CBF Academy, para atuarem diretamente no projeto em Manaus. Durante a formação, eles estudarão os conhecimentos práticos e teóricos sobre a metodologia aplicada pela CBF no Gol do Brasil.

Alunos – O treino da seleção brasileira em Manaus contou com a participação de 140 estudantes da rede pública estadual. Foram selecionados estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Manaus vive uma nova fase, com avanços e superações em todas as áreas. Por isso, os 352 anos...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias