Com apoio do Governo do Amazonas, ação social “Empoderadas” impactou 2 mil pessoas no CECF do Mutirão

WhatsApp Image 2023-12-04 at 16.15.27 (1)
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

MANAUS-AM| Iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e o Centro de Educação tecnológica do Amazonas (Cetam), a ação social “Empoderadas” impactou a vida de aproximadamente duas mil pessoas no fim de semana. A programação aconteceu no último sábado (02/12), no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, no Mutirão, entre as zonas Leste e Norte de Manaus.

Presente na atividade, o secretário executivo da Seas, Anderson Souza, destacou que a ação social faz parte das iniciativas que o Governo do Amazonas apoia durante a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A mobilização, que une governos e sociedade civil, começou no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

“O Governo do Estado, por determinação do governador Wilson Lima, tem como marca o investimento no social e essa ação da Procuradoria da Mulher fortalece o combate à violência contra as mulheres e incentiva o empreendedorismo feminino. Os equipamentos públicos de assistência social estão abertos para ações que fortalecem os vínculos familiares e comunitários”, disse Anderson Souza.

Foto: Jimmy Christian/Seas

Balanço positivo

O Dellas Bazar foi um dos pontos altos da ação social “Empoderadas”. Segundo a coordenadora do bazar, Elane Silva, 60 expositoras trabalharam no CECF do Mutirão no último sábado. Com dois anos de história, o Dellas Bazar contou com stands de roupas novas e seminovas, brechó, calçados, bijuterias, perfumarias, artesanato, biscoitos, doces, frutas regionais e área gourmet.

O diretor do CECF do Mutirão, Hefrânio Maia, destacou a contribuição da Assembleia Legislativa, com o atendimento psicossocial e jurídico e a distribuição de material impresso, e o suporte governamental na ação “Empoderadas”. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por exemplo, atendeu 220 pessoas, entre homens e mulheres, com serviços gratuitos como corte, design de sobrancelhas, esmaltação e massagem relaxante.

O Crédito Rosa, programa da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), atendeu 46 mulheres que buscavam informações sobre financiamento para pequenos negócios. A Seas também levou orientações sobre o Auxílio Estadual Permanente (21 atendimentos) e o Cadastro Único do Governo Federal (46 atendimentos).

Foto: Jimmy Christian/Seas

Defenda-se

Na quadra de esportes do centro de convivência, a ação contou com aulão de ginástica funcional e com o lançamento do “Defenda-se”, curso itinerante de defesa pessoal para mulheres criado pela deputada Alessandra Campelo na Procuradoria da Mulher. A aula inaugural do projeto piloto foi orientada pelas faixas pretas de jiu-jítsu Rebeca Rodrigues e Neuza “Mamuska” Santos, com supervisão de Fernando Barros – presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO).

Foto: Jimmy Christian/Seas

Grafite por Elas

A cultura voltada à inclusão contou com o oficina de desenho para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E no encerramento da ação social “Empoderadas”, o CECF do Mutirão inaugurou o mural “Grafite por Elas”, obra da artista visual Thaizis Benlolo com curadoria de Avelino Borges, que deixa ao público da comunidade uma mensagem de superação do ciclo de violência.

A imagem do mural “Grafite por Elas” mostra uma mulher vítima de violência doméstica com sinais de agressão e a transição para o empoderamento por meio da coragem, do amor próprio e do estudo. Um mural “instagramável” para celebrar a campanha dos “21 Dias de Ativismo” e deixar em forma de arte urbana um recado contra o machismo no coração da Zona Leste da capital.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE