Focos de calor no Amazonas ultrapassam os 7 mil

Imagem: Pablo Medeiros
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM| O Governador Wilson Lima, em visita à sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente( SEMA), acompanhou um levantamento que apontou 7.150 focos de calor em todo o Estado. As áreas de maior incidência são no sul do Estado, nas proximidades da rodovia transamazônica e BR-319.

Em entrevista coletiva, o governador criticou que alguns veículos de comunicação, em âmbito internacional, acabaram “amplificando” a situação das queimadas na Amazônia. “Eu vi, por exemplo, um comentário na CNN em que um especialista em clima coloca um painel dizendo que a Amazônia é responsável por 20% do oxigênio do planeta, ocasionando no comprometimento. Isso deixa o mundo em desespero. É preocupante a situação do desmatamento, mas se a gente pegar os nossos dados (levantamento da SEMA) todas as áreas de desmatamento e focos de calor representam, do território total do Estado do Amazonas, 0.16%”, afirmou.

Imagem: Pablo Medeiros

Durante a apresentação do levantamento, as causas apresentadas são as mais comuns para o período de estiagem, como o crescimento da pecuária, bem como atividades madeireiras ilegais.

Com vistas à redução, o Governador destacou a importância até de parcerias com outros Governadores da região com o Governo Federal, para fiscalizar e coibir tais atividades na região. Para isso, na ocasião, ele assinou uma carta que será encaminhada à presidência, onde solicita apoio para a realização de ações nas áreas mais afetadas.

Imagem: Pablo Medeiros

Repercussão internacional

O aumento de focos de queimadas na Amazônia tornou-se uma preocupação nacional e internacional nessa semana. Até a Agência Espacial Americana( NASA), através de observações por satélite, chegou a informar que 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira. Entre os locais mais de maior incidência estão as margens de rodovias e áreas de atividade agropecuária.

Imagem: Pablo Medeiros

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma, que corresponde a cerca de 40% do território brasileiro, foram verificados 40.341 focos neste ano. O valor é 82% maior que o verificado no mesmo período em 2018.

Reportagem: Leon Furtado – especial para o Imediato

Leia mais

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE