Governador Wilson Lima afirma que ‘Anel Leste’ deve ser entregue até 2021

Imagem: Pablo Medeiros
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – Am | Em visita às obras do Anel Leste, nesta segunda-feira (09/09), o governador do Amazonas, Wilson Lima, explicou que as obras, iniciadas em outubro de 2013, devem ser concluídas até 2021. O Anel Leste prevê a ligação de 17,6 quilômetros entre o Distrito Industrial, o Anel Sul, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e as rodovias AM-010 e BR-174. Entre os principais objetivos da construção está o equilíbrio da circulação de veículos pesados na cidade.

Iniciada em outubro de 2013, a obra deveria ter sido concluída em 2015. Após concluído, o Anel Leste vai colaborar para reduzir custos e tempo de transporte, além de desviar o tráfego de veículos pesados da área central da cidade. Outro benefício que a obra vai trazer é o escoamento dos produtos acabados da indústria, bem como da produção rural de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga.

“Neste ano nós vamos ter abertos cinco quilômetros de estradas nesse serviço de terraplenagem e drenagem. Nesse ano de 2019 essa é a nossa meta. É uma obra que está parada há pelo menos cinco anos e já deveria ter sido iniciada e entregue em 2015. Vai ajudar é muito no tráfego de veículos, principalmente aqueles que saem do Distrito Industrial e precisam do acesso à BR-174”, destacou o Governador.

Estrutura

Atualmente os serviços em execução são os de drenagem e terraplenagem. A obra possui 17,6 quilômetros. Desse total, 1,4 quilômetro está sendo trabalhado no momento, extensão que deve aumentar para 5 quilômetros até o final do ano.

O Anel leste será implantado com duas pistas, tendo 10,80 m de largura, com três faixas de 3,60 m em cada uma. Os passeios laterais terão 3 metros de largura e canteiros com 5 metros. Ao longo do trecho, serão implantadas 22 baias para paradas dos ônibus, oito galerias, quatro pontes e passagens de faunas. A capacidade futura é de até 1800 carretas/ônibus por dia.

Mobilidade

Outra importante obra e atualmente em curso é a do Anel Sul, que interliga a avenida Santos Dumont, na Zona Sul da Capital, ao complexo José Henriques, no entroncamento com a avenida Torquato Tapajós. O Governo do Estado vai entregar 50% das obras do Anel Sul até o final deste ano. A obra apresenta um percentual físico de 35% de execução.

Leia mais

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE