TJAM firma acordos para tornar processos mais tecnológicos e ressocializar detentos

Imagem: Thassio Pierre
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Manaus – AM | O Tribunal de Justiça do Amazonas já utiliza o sistema de videoconferência para a realização de audiências com detentos do Amazonas que estão em presídios federais.

“O estado do Amazonas gasta por ano cerca de 8 milhões de reais por ano para o transporte de detentos em suas audiências e julgamentos, isso vem colocando em risco a vida dos próprios policiais e trazendo transtorno ao trânsito em nossa capital, este novo sistema irá trazer além de economia mais agilidade para os processos que arrastam por anos”, disse governador Wilson Lima.

O TJAM e a Seap, já estão preparando a ampliação do sistema de videoconferências. O início do novo sistema serão com os processos que tramitam da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (3ª Vecute).

A iniciativa será desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN), com financiamento por meio de projeto P&D (pesquisa e desenvolvimento), pela empresa Tellescom Indústria e Comércio em Telecomunicação Eireli.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Yedo Simões falou da importância desta parceria com o governo do estado

“Isso é investir na segurança pública e acima de tudo dar maior contribuição para o nosso estado, pensamos em todos os envolvidos como beneficiários do novo programa, as videoconferências já existem no interior, agora com o reconhecimento facial e ensinando Português e Matemática no sistema prisional, todos saem ganhando”, disse Yedo Simões, presidente do TJAM.

Ressocialização de detentos por meio da educação

A iniciativa é voltada para ambientes com baixa ou nula conectividade e oferece as mesmas funcionalidades de aprendizado obtidas quando há conexão à internet. Nas penitenciárias, será destinada a detentos que tenham defasagem de aprendizagem nas respectivas e ampliará as possibilidades de ressocialização.

A previsão é que os detentos comecem a utilizar os recursos da tecnologia educacional da Positivo em 2020. O projeto também será expandido a escolas ribeirinhas do Estado do Amazonas.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE