TJAM inicia uso de videoconferência em audiência de réus presos

Foto: Thássio Pierre
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | O estado do Amazonas gasta por ano cerca de 8 milhões de reais para o transporte de detentos em suas audiências e julgamentos, segundo as autoridades policiais do estado, este translado vem colocando em risco a vida dos próprios policiais e trazendo transtorno ao trânsito em nossa capital.

No último dia 9 e abril, o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, e o governador do estado Wilson Lima, formalizaram o acordo de cooperação técnica para a implantação do sistema de vídeoconferência nas audiências criminais, na ocasião foi assegurado que o novo sistema irá trazer além de economia mais agilidade para os processos que arrastam por anos.

E na manhã desta sexta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Amazonas, realizou as três primeiras audiências envolvendo presos nas unidades prisionais da capital.

As audiências aconteceram no salão nobre do Fórum Ministro Henock Reis e contou com a participação de diversas autoridades.

O presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, afirmou que este processo de vídeoconferência para a realização de audiências com detentos do Amazonas que estão em presídios federais.

“O TJAM e a Seap, já estão preparando a ampliação do sistema de videoconferências. O início do novo sistema serão com os processos que tramitam da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes, isso é investir na segurança pública e acima de tudo dar maior contribuição para o nosso estado, disse desembargador.

Para o secretário de estado de ação penitenciária, tenente coronel Vinícius Almeida, este trabalho irá beneficiar a economia a própria segurança dos policias.

“A videoconferência está sendo um marco do novo governo, esta parceria com o TJAM, irá dar maior segurança aos próprios policiais que colocam em risco suas vidas para o translado dos detentos e dar maior agilidade para processos que já se arrastam por anos” disse o secretário.

O uso do sistema teve início pela 3°Vecute e pela Vara de Execução Penal, contemplando audiências com réus presos do CDPM 2, onde inicialmente uma sala está estruturada para a realização desses procedimentos. A estimativa é que o número de salas passe para cinco o que permitirá a realização de cinco audiências simultaneamente.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE