Projeto “Santa Bola” é oferecido para crianças com disciplina e educação militar na Zona Norte

Imagem: Reprodução da Internet
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Manaus – AM | Mais de 200 crianças e adolescentes do bairro Santa Etelvina, e Conjunto Residencial Viver Melhor, ambos na zona Norte de Manaus, recebem o projeto “Santa Bola, idealizado por policiais da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) com o objetivo de oferecer a prática de esporte junto da disciplina e educação militar. 

Há seis anos, oferece aulinhas de futebol para garotos de 7 a 16 anos nos horários do contraturno escolar, além de educarem os jovens com ensinamentos militares e aproximarem os meninos da polícia, reforçando a filosofia de polícia comunitária.

Segundo o cabo da Polícia Militar, André de Lima, quando foi criado o “Santa Bola” tinha como objetivo não só a prática de esporte e a ocupação dos meninos após o horário escolar, mas também levar cidadania e disciplina aos garotos.

“O projeto começou com a meta de incentivar projetos que tinham como base a filosofia de polícia comunitária. Como eu tenho formação em educação física, demos início. Começamos no bairro Santa Etelvina, recebendo 50 crianças. Depois implantamos no Viver Melhor e foi muito exitoso, pois as crianças não tinham nenhuma atividade depois da escola, ficavam ociosas e muitas queriam fazer algo”, relata.

O cabo André divide as aulas com o companheiro de farda, o 3° sargento Rosenildo Alves. Após a implantação do “Santa Bola” no Viver Melhor, 100 crianças e adolescentes passaram a fazer parte do projeto. Os times são divididos entre crianças de 7 a 12 anos e outra turma com adolescentes de 13 a 16 anos. A divisão é feita visando maior aprendizado entre garotos da mesma faixa etária.

“Muitos deles têm pais que trabalham o dia todo, alguns têm a ausência de um familiar que possa incentivar e aconselhar e então acabamos fazendo esse papel. Eles veem a gente como policial, como técnico, mas também como amigo, alguém que eles sabem que querem o bem deles, que eles trilhem no caminho do bem. É um trabalho de prevenção”, afirmou André.

Uma vez por mês, os policiais realizam uma roda de conversa com os garotos para falar sobre criminalidade, uso de drogas e da área vocacional.

“Algumas crianças já tem a habilidade nata, de jogador, atleta. Dependendo como é a evolução, nós fazemos contato com escolinhas de futebol para receber essas crianças. Conversamos com os pais sobre o talento. A intenção nossa é formar o cidadão. Os pais vêm agradecer a questão da disciplina. Também ensinamos a ordem unida, entrar em forma, descansar, formar, acaba tendo uma rotina militarizada”, finalizou o cabo André de Lima.

As aulinhas de futebol acontecem segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, nos horários 8h às 10h no Santa Etelvina. Já no Viver Melhor, as aulas acontecem 17h às 21h.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE