‘Rocam Motos’ é lançado e atuação de policiais terá maior mobilidade

WhatsApp Image 2020-08-11 at 15.33.26 (1)
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | Foi lançado na manhã desta terça-feira (11), pelo governo do estado, o programa “Rocam Motos”, em Manaus.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o objetivo é dar maior mobilidade à atuação da Polícia Militar nos corredores comerciais da capital amazonense.

Durante a solenidade o governador Wilson Lima fez a entrega de 60 motocicletas para o novo grupamento. “O que nós estamos entregando hoje é um batalhão preparado de 120 homens, que vão atuar naqueles locais de difícil acesso, sobretudo nas áreas de movimento comercial, para que possam entrar com as motos nas vielas, para que possam transitar no trânsito caótico, para que possam ter maior mobilidade e dar a resposta que o cidadão tanto precisa”, afirmou o governador.

Segundo Wilson Lima, o Governo do Estado não tem medido esforços, mesmo durante a pandemia, para fazer os investimentos necessários numa área tão prioritária como a Segurança Pública.

“Nós já estamos programando também, conversando com a Secretaria de Fazenda, com a Casa Civil, e estamos estudando a possibilidade de chamar mais policiais, mais concursados. Esse é um caminho que nós estamos construindo para poder aumentar o nosso efetivo”, adiantou.

O secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates explicou que o “Rocam Motos” é um programa que já era utilizado em outras capitais brasileiras. Conforme ele, em Manaus, as equipes vão atuar com três motocicletas e quatro policiais, sendo um deles garupa.

“Eles trabalharão em conjunto, semelhante a uma equipe de viatura convencional, com a diferença que poderão acessar regiões que não permitem a entrada de carros. Essa modalidade de policiamento também permite maior rapidez no atendimento de ocorrências.”, destacou.

O programa é implantado em zonas com índices elevados de criminalidade na capital, além de áreas comerciais, intensificando o trabalho das forças de segurança no combate aos roubos e furtos aos estabelecimentos comerciais.

Ainda de acordo com a SSP-AM, o “Rocam Motos” contará com efetivo de aproximadamente 100 policiais militares. Os servidores passaram por qualificação há cerca de um ano. Para o novo programa de segurança pública, a SSP-AM adquiriu 60 motocicletas do tipo V Strom 650 cilindradas, além de rádios e fardamentos diferenciados.

Considerados de maior porte, esses veículos também são empregados em outros estados, como no Ceará, que já atua com o motopatrulhamento por meio do Grupamento Raio, que serviu de exemplo para o Amazonas.

Além das motocicletas, a SSP-AM investiu em equipamentos para a realização de uma pilotagem segura, garantindo condições para os militares desenvolverem bem a atividade policial.

Foram adquiridas cotoveleiras articuladas, joelheiras táticas, gandolas de instrução, botas, motociclistas e calças de instrução. Também foram entregues aos policiais rádios transceptores e fones de ouvido.

Para atuar no “Rocam Motos” os policiais passaram por um estágio de motopatrulhamento no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do Amapá, e no Grupamento Raio, do Ceará.

O treinamento, desenvolvido sobre duas rodas, capacita o policial para atuar em regiões elevadas e inclui noções de adestramento, escolta, abordagem e tiro embarcado.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE