Servidores são orientados sobre atendimento humanizado a gestantes imigrantes no Amazonas

Reprodução Internet
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | Foi realizado na manhã desta quinta-feira (6), o primeiro encontro de 2020 para discussão e orientação sobre atendimento humanizado às gestantes venezuelanas refugiadas, na rede pública de saúde do estado. O evento aconteceu na Maternidade Alvora, na rua 7, bairro Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital.  Cerca de 50 servidores da maternidade receberam palestra sobre o assunto. 

A programação será realizada em todas as maternidades do Estado e na Policlínica Gilberto Mestrinho, até o mês de abril.  Os servidores da unidade receberão orientações da  Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e de entidades da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o acolhimento aos refugiados.

De acordo com a psicóloga do Núcleo de Projetos Estratégicos – Apoio à Saúde da Criança e Mulher, Katherine Benevides, o ciclo de palestras vai discutir a qualidade no atendimento de imigrantes e refugiados, além da análise de casos e apoio psicológico a essas mulheres.

“Estamos trabalhando juntos com as organizações da sociedade civil e os órgãos da ONU para que consigamos ter um olhar diferenciado no sentido de garantir as especificidades desses grupos que vêm de uma situação de extrema vulnerabilidade. Precisamos respeitar identidade deles e entender esse momento que estão passando e todo esse processo” disse Katherine.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-AM) entrou como parceira na ação, para sanar as dúvidas sobre o registro de nascimentos das crianças que são filhas de mães venezuelanas. A Unicef também vai abordar o tema, falando sobre a importância do direcionamento dos pais para emissão do registro.

Todas as crianças nascidas no país têm direito ao documento e as mães devem deixar a maternidade com o registro de nascimento. 

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE