Maio Amarelo: Eu freio para animais e você?

PET
PATROCINADO
Maus-tratos ou crueldade animal, quando o assunto é a denúncia destes, nossa lei é bem pertinente. Mesmo assim,...

Deputada Joana Darc: Caros leitores, este mês, destacamos um movimento cujo propósito é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de animais atropelados em vias públicas. O Maio Amarelo.

No Amazonas, sou deputada estadual, protetora de animais e a presidente da Comissão da Comissão de Proteção Animal, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAIP) e entre minhas iniciativas, em defesa dos animais está a Lei nº 5.038/19, que colocou a campanha no calendário oficial do Estado.

Infelizmente, recebo diariamente a informação de centenas de casos de atropelamento de animais em nossa capital. Dados que tenho certeza, não passam perto dos números reais, pois não são computados oficialmente e não levam em consideração, os casos ocorridos nos municípios do interior.


Esse fato é resultado da falta de educação no trânsito, que faz vítimas humanas e animais e que de maneira brutal, tira essas vidas. Defendo a educação e a conscientização, como base e fator essencial de mudança de comportamento dos motoristas. Entretanto, vejo a necessidade de disciplinarmos normas que sejam eficazes, nesses casos.


Por isso, também apresentei o Projeto de Lei nº 322/2020, que autoriza e incentiva o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) a instalar placas de sinalização nas vias estaduais, alertando sobre a travessia de animais silvestres, pois eles também são vítimas de atropelamento, comumente em vias de cidades do interior.


Em paralelo, temos vigente, a Lei Ordinária nº 5.408/21, que também é de minha autoria e obriga os autores de maus-tratos, incluindo casos de atropelamento intencional, a pagarem pelo tratamento veterinário de animais vitimizados. Já tivemos vários animais sendo beneficiados com a legislação, o que aponta que estamos no caminho certo.

Destacar a importância de frear para os animais, tem sido uma das minhas missões enquanto protetora. Tenho realizado movimentos, sobretudo, voltados para a educação das nossas crianças que serão os motoristas do futuro. É preciso plantar a sementinha do amor pelos animais, em nossas crianças, para que elas sejam disseminadoras das boas práticas no trânsito, no seio de suas famílias.

Eu freio para animais e você?

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Você sabia que toda forma de trabalho realizada por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos...

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

CONFIRA AS MAIS LIDAS

BABADO FORTE