Contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, operação da PC é desencadeada em Manaus

Fotos: Alailson Santos - PCAM
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM| A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), desencadeou na manhã deste sábado (18/05) a Operação Araceli contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil em Manaus. Entre os alvos dos mandados de prisão, busca e apreensão, estão pessoas envolvidas com os crimes contra crianças e adolescentes.

Com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os mandados foram cumpridos desde as primeiras horas da manhã em diversos bairros da capital. O secretário de Segurança Pública, Coronel Louismar Bonates, acompanhou os trabalhos ao lado do Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Orlando Amaral, e a titular da DEPCA, delegada Joyce Coelho. Mais de 80 policiais civis participam da operação.

Os mandados estão sendo cumpridos em bairros da zona sul, centro-sul, norte e leste de Manaus. A operação ocorre em alusão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, comemorado no dia de hoje.

Uma entrevista coletiva com o balanço da operação está marcada para 10h deste sábado na sede da DEPCA, localizada na rua Adelaide Carraro, n256, bairro Planalto.

Indicadores – Com o aumento das denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes, o número de casos investigados pela Polícia Civil cresceu 28% no primeiro trimestre. Conforme indicadores da SSP-AM, entre janeiro e março de 2019, foram registrados 450 casos de abuso e/ou violência física, psicológica ou sexual contra crianças e adolescentes na capital amazonense.

De abril de 2018 a março deste ano, a DEPCA prendeu, em flagrante, 107 pessoas acusadas de cometer crimes contra crianças e adolescentes. Entre os principais estão os crimes de violência física e abuso sexual.

No mesmo período, foram cumpridos 38 mandados de prisão e/ou busca e apreensão, além da conclusão de 487 inquéritos encaminhados à Justiça e 250 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Até março deste ano, a DEPCA efetuou 40 prisões, segundo dados preliminares da SSP-AM.

Leia mais

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE