Delegada-geral destaca ‘grande avanço’ com criação do Núcleo de Combate ao Feminicídio

WhatsApp Image 2020-08-07 at 14.47.34
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | Na manhã desta sexta-feira (07/08), foi inaugurado o Núcleo de Combate ao Feminicídio na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, com o objetivo de investigar os homicídios consumados ou tentados, tendo como vítimas mulheres.

O evento de inauguração aconteceu por volta das 10h30, contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates; a delegada-geral da Polícia do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz; a delegada Marília Campelo que ficará a frente do núcleo atuando no combate ao feminicídio de forma mais coordenada.

Conforme Emília, o núcleo vai trabalhar em conjunto com as três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs), localizadas nas zonas centro-sul, sul/oeste e norte/leste, a fim de realizar atividades policiais integradas no combate a este tipo de crime.

Conforme o secretário da SSP-AM, o Núcleo foi criado para combater os casos de feminicídios devido ao aumento que acabaram sendo registrados. “Tivemos 31 mortes de mulheres no Estado, dentre elas quatro comprovadamente foram feminicídios, mas esse núcleo vai apurar todas as ocorrências que envolverem mulheres.”, relatou ele.

O Núcleo vai atuar em conjunto com as Delegacias Especializadas em Crimes Contra Mulher, com base no aumento de mais 40% de casos registrados de violência doméstica, cerca de 10 mil vinheram ao conhecimento da Especializada nesse período de isolamento.

A delegada geral destacou que o Núcleo representa um avanço muito grande, porque as delegacias de crimes contra as mulheres atuavam apenas na Lei Maria da Penha e nos casos de assassinatos contra mulheres as investigações era feitas através da delegacia de homicídios, portanto não tinha um olhar especial para o caso do feminicídio.

“Essa inovação da criação do Núcleo vai trabalhar de forma integrada com as demais delegacias para trazer um conforto para as famílias. O objetivo principal será um olhar mais apurado nos casos, desenvolvendo um trabalho de forma muito profissional para que todos os feminicídios que sejam realizados aqui no Amazonas sejam realizados as investigações e se logre o êxito investigativo.”

A delegada Marília Campelo, titular do Núcleo de combate ao Femenicídio se mostrou confiante e agradecida pela confiança que a ela foi depositada. Que o objetivo é trabalhar para dar uma resposta rápida a altura do crime cometido e também vai contar com o apoio do delegado Paulo Martins, titular da DEHS.

APOIE O IMEDIATO

Clique AQUI

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE