Idosa é encontrada em condições desumanas e cuidador é preso no AM

Foto: Pablo Medeiros
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Rosivaldo de Souza Gama, de 40 anos, foi preso na manhã de segunda-feira (20), pela equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), sobre a denúncia de maus tratos de uma aposentada de 77 anos que sofreu um AVC em outubro de 2018, com dificuldade de locomoção e fala desconexa.

A Delegada Titular da Especializada Andréa Nascimento, explicou que a denúncia chegou através de um parente da vítima, o primo, que ao tentar fazer uma visita a vítima, se surpreendeu ao chegar ao local onde a prima residia, pois ela não estava no apartamento e sim outras pessoas, ao pedir informações da síndica do prédio, foi informado que o cuidador da idosa havia levado para morar na casa dele. O familiar achou estranho, e acreditando que a vítima estava sofrendo abusos financeiros, pois tinha um rendimento e um apartamento de sua propriedade, não havia razão para ter sido retirada de seu recinto, então denunciou.

“Quando iniciamos as buscas após a denúncia, a vítima foi localizada no lugar de difícil acesso, uma casa não higienizada, ela estava em cima de uma cama toda urinada, não havia se alimentado até as 9h, foi constatado que além do abuso patrimonial a vítima também estava sofrendo abusos pessoais, correndo risco a sua vida, sua integridade física, naquele momento dei voz de prisão ao cuidador e trouxe a vítima para delegacia”, relatou a Delegada.

Rosivaldo conhecia a idosa desde o ano de 1995, quando trabalhava em uma distribuidora , ele fazia entrega de água e de mantimentos no apartamento da vítima, ela tinha um outro cuidador, que faleceu em 2015 , foi então que a mesma contratou os serviços de Rosivaldo.

Segundo repassado durante coletiva, a idosa não tem filhos, e os parentes residem em outro Estado, ficando assim, um alvo fácil de oportunistas, “Inclusive, das documentações que foram apreendidas já havia também um procedimento para que a vítima doasse os bens dela a ele e já estava nesse procedimento de solicitação de curatela ,e ele relatou que ela iria doar com consentimento, sendo que ela está impossibilitada de prestar qualquer tipo de consentimento” ressaltou a Titular.

Agora a vítima está com os parentes que irão contratar um novo cuidador, ela será levada ao hospital para fazer exames médicos, a delegacia irá continuar fazendo acompanhamento psicossocial e com assistentes sociais para garantir a restituição de todos os seus direitos física e mental.

Rosivaldo Sousa irá responder também pelos crimes patrimoniais de apropriação de bens de retenção de documentos e também pelo crime de indução a idoso sem discernimento, autorgas procuração, negligência maus-tratos ,exposição da idosa ao perigo, integridade e saúde física e mental também responderá pelos crimes.

Um alerta que a Delegada deixou foi da importância das informações ao contratarem cuidador de idosos “Que procurem pessoas capacitadas, muitas vezes é o barato que sai caro ,você , contratando uma pessoa que não é capacitado porque cobra um preço mais em conta ,mas ,em compensação ,está colocando aquele idoso em risco a sua saúde, a sua integridade física ,hoje existem empresas que você pode buscar a contratação destas pessoas capacitadas, sejam técnicos de enfermagem ou enfermeiro ,que eles possam de fato ,cuidar de idoso. Qualquer tipo de denúncia de maus tratos, disque 100 Direitos Humanos que pode ser feito qualquer tipo de inclusive a denúncia ela pode ser feita de forma anônima então o vizinho parente ou qualquer pessoa que tome conhecimento da situação ela não vai precisar estar se escondendo , faz a denúncia que ela chegará até a delegacia e ,nós procedemos as averiguações para constatar se realmente há ou não a incidência dos fatos “. concluiu

Leia mais:

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE