Preso ‘El Chuchu’, venezuelano líder de organização criminosa que estava escondido no Brasil

WhatsApp Image 2020-09-16 at 12.05.27 (1)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Manaus-AM | Durante a Operação Centurião deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em conjunto com a Polícia Federal (PF), a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), de Roraima e o Cuerpo de Investigaciones Científicas, Penales y Criminalisticas da Venezuela, prenderam o líder de uma organização criminosa identificado como José Jesus Figuera Alcalá, vulgo “EL Chuchu”, de 30 anos, que estava escondido no Brasil.

Publicidade

Polícia prende líder de organização criminosa

polícia

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da DERFV, a operação foi deflagrada de forma simultânea em Manaus, Boa Vista e Tabatinga, teve o intuito de capturar “El Chuchu”, que articulava no Brasil um esquema no qual o mesmo encomendava veículos roubados, alienados ou alugados ou com restrições judiciais, para serem alterados na Venezuela, com apoio de pessoas vinculadas ao Instituto Nacional de Transporte Terrestre daquele país.

O infrator estava foragido das autoridades venezuelanas há cerca de três meses, quando a polícia venezuelana aprendeu quatro integrantes do grupo criminoso que ele comandava.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Conforme a autoridade policial, a organização criminosa comandada pelo indivíduo foi responsável por despachar mais de 50 veículos fruto dos atos criminosos para país como Venezuela e Colômbia. Os carros após ingressar em solo estrangeiro eram adulterados  mediante emissão ilegal de documentos junto aos órgãos estatais para a confecção de placas clandestinas, que facilitavam a circulação livremente dos  automóveis nos países do eixo do Mercosul.

A partir do compartilhamento de provas da Polícia Federal em Tabatinga que fica (distante 1108 km em Linha Reta da Capital), com a DERFV os policiais iniciaram as investigações identificaram a participação de criminosos que já haviam sido presos anteriormente durante uma outra Operação realizada pela Especializada.

CONFIRA A OFERTA IMEDIATA

“El Chuchu” foi localizado e preso na tarde desta terça-feira (14), em um condomínio de luxo onde ele mora situado na Rua Capitão Mendes, bairro Caçari em Boa Vista. No local foi apreendido ainda um veículo modelo Ford ka de cor  vermelha, que teria como destino a Venezuela.
Ainda ao longo da ação, as equipes aprenderam três veículos em Tabatinga, sendo um de marca importada um Chevrolet Onix e um Hyundai HB20 que seriam levados para Colômbia. Cícero Túlio informou que os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos no dia 10 de setembro deste ano pela juíza Karen Aguiar Fernandes da Central de Inquéritos Policiais.

O infrator será indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato, ao término dos procedimentos cabíveis na especializada ele será levado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT),  onde ficará a disposição da justiça e por meio da polícia venezuelana será transferido para o país.

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias