Relembre sequestros que marcaram a sociedade manauara

WhatsApp Image 2022-01-17 at 12.37.57
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Com a intensa onda de criminalidade subindo em índices alarmantes na capital amazonense, vemos uma problemática antiga se mostrando cada vez mais atual na realidade do manauara.

Os sequestros estão crescendo em números e assustam, um caso bem recente que está acontecendo desde o fim deste domingo (16) e ainda perdura até o presente momento, é a situação envolvendo um homem que sequestrou a mulher e o filho, no bairro Mutirão, zona leste de Manaus.

Os casos de sequestros acontecem diariamente. Apenas alguns casos ganham destaque e vão parar, na mídia. Seja local, internacional ou mesmo a nacional, o assunto sempre gera, sobretudo, revolta. Mas é importante, principalmente, para compreender um pouquinho sobre.

O sequestro acontece, basicamente, quando há a privação da liberdade, sobretudo, do outro. Ou seja, quando se mantém uma pessoa presa contra a vontade dela. Aliás, não acontece só com pessoas, acontecem inclusive com bens. Geralmente, é acompanhado de extorsão. Ou seja, os sequestradores ainda praticam o ato por causa de dinheiro. Ou em troca de algo.

São vários os tipos de sequestros. Mas, hoje, vamos relembrar casos que repercutiram na cidade de Manaus e que causaram revolta e indignação. São casos com alta visibilidade por serem suscetíveis a acontecer outros crimes a mais do sequestro. Contudo, confira alguns casos de sequestros acontecidos na capital amazonense.

ASSALTANTES INVADEM LOTERIA, FAZEM REFÉNS E MORREM EM TROCA DE TIROS CONTRA POLICIAIS, NA GRANDE CIRCULAR

Cinco elementos armados invadiram uma casa lotérica, na Avenida Grande Circular, na Zona Leste de Manaus, por volta das 14 horas do sábado 13.10.2018. Pelo menos 25 pessoas foram feitas de reféns no local. Às 16h, os assaltantes saíram da loteria usando um grupo de reféns como “escudo” humano. Após troca de tiro com a polícia, quatro assaltantes morreram e outro foi preso.

Testemunhas informavam que os homens que invadiram o local estavam com armas de fogo, maçaricos e gasolina.

A área foi isolada e um negociador da Polícia Civil tentou diálogo com os assaltantes. O secretário de Segurança da época, Amadeu Soares também esteve no local.

Mais de uma hora e meia após o início do assalto, os assaltantes saíram da casa lotérica com os reféns, que foram deixados na rua. Eles trocaram tiros com os policiais. Quatro dos cinco assaltantes foram baleados e morreram. O quinto homem foi preso.

IRMÃOS SÃO SEQUESTRADOS ENQUANTO ENTREGAVAM ENCOMENDA, NA ZONA OESTE DE MANAUS

Um caso recente, que aconteceu já neste ano de 2022, foi o sequestro de dois irmãos que foram mantidos reféns e resgatados pela polícia, na noite de quarta-feira 12 de janeiro. O crime aconteceu durante a tarde, quando os irmãos faziam uma entrega, no bairro Lírio do Vale, zona oeste de Manaus. As vítimas foram abordadas por quatro delinquentes, que se passaram por policias civis.

Os homens estavam em dois veículos, de modelos Voyage e Ônix. No momento da ação, três irmãos foram rendidos e colocados dentro de um carro, mas uma das vítimas foi liberada. Segundo o pai das vítimas, José Ribamar, um dos filhos é portador de deficiência.

Segundo familiares, os elementos pediram R$ 40 mil para liberarem os irmãos. Uma das vítimas chegou a transferir cerca de R$ 10 mil. A placa de um dos carros utilizados pelos suspeitos foi identificada, o que facilitou a ação de resgate.

As vítimas estavam em um cativeiro, no Campo Sales, bairro Tarumã, zona oeste. No local, os dois carros foram encontrados.

CRIANÇA DE 09 ANOS É SEQUESTRADA E ESTUPRADA EM CONJUNTO DE MANAUS

Outro caso que repercutiu e gerou enorme revolta na sociedade manauara, foi o sequestro de uma menina de 9 anos que foi vítima de sequestro e estupro, no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã do dia 16.07 de 2021. Segundo a polícia, a menina vivia em situação de vulnerabilidade social com a família, e foi atraída pelo criminoso após ele oferecer comida.

O suspeito, de 31 anos, foi preso em flagrante. As informações foram repassadas por policiais da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

A mãe da vítima estava na área do bairro, que tem grande fluxo comercial, com dois filhos, a menina e mais um bebê. Ela abordava motoristas para pedir algum tipo de auxílio, no cruzamento na rua Rio Madeira com a rua João Valério.

Em um descuido, a menina de 9 anos se distanciou da mãe. Segundo a polícia, o suspeito estava em um carro, se aproximou da menina e ofereceu comida a ela. A vítima foi puxada para dentro do veículo, sequestrado e submetida ao estupro.

Ainda de acordo com a polícia, a criança foi levada para a rua Jauari. Ela contou aos policiais que quase foi enforcada pelo criminoso, mas conseguiu escapar e foi acolhida pelos moradores.

O suspeito foi preso em um mercadinho próximo ao local do crime. O caso foi registrado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). O carro onde o crime ocorreu foi apreendido para a perícia.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE