Segurança pública: fake news apavoram a população em Manaus

09a10d2fbeb61507af31540ed3b1f153_1
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A segurança também sofre com as fake news. Na noite e madrugada desta segunda-feira (10), diversas mensagens foram compartilhadas em grupos de WhatsApp “avisando” sobre rebeliões em unidades do sistema prisional do Amazonas e também de “invasão e mortes” no bairro Compensa, na zona Oeste da capital. Mas, era tudo fake news, informações falsas, deixando a população apavorada .

Ainda na noite desta segunda-feira, a equipe de reportagem esteve no bairro Compensa e constatou a tranquilidade na localidade, após serem espalhadas informações sobre a ocorrência de um intenso tiroteiro e homicídios no bairro.

Rebeliões também não aconteceram. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) registrou a morte de um interno no Complexo Penitenciário Anísio Jobim. De acordo com a Seap, Fabrício Silva dos Santos Neto, 31 anos, foi morto dentro da cela após uma briga com outros três detentos. Posteriormente, os acusados foram encaminhados para delegacia para prestar depoimento sobre o ocorrido. Ao contrário do que estava sendo divulgado em grupos de WhatsApp, não se tratava do irmão do traficante “Zé Roberto” da Compensa.

O uso das redes na divulgação de informações falsas espalha terror e prejudica a população.

Fake news sobre rebeliões em presídios

A polícia apura os homicídios ocorridos entre a tarde e noite desta segunda-feira, que estariam relacionados a briga entre facções na capital. Fogos de artifício foram utilizados em vários pontos da cidade. 

Controle

O governo do Amazonas instalou, na noite desta segunda, Gabinete de Crise da Segurança Pública. A medida colocou todo o sistema de segurança em alerta, nas cadeias e nas ruas da cidade. Objetivo do estado é se antecipar a qualquer tipo de distúrbio provocado por criminosos, em decorrência do intenso combate que o governo vem executando contra o tráfico de drogas. Em 2019, os números de operações e de apreensões de entorpecentes foram recordes.

Por determinação do governador Wilson Lima, que está em Brasília para reunião de governadores, o Gabinete de Crise foi instalado ainda no início da noite, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança (SSP-AM).

“A tarefa do estado do Amazonas é continuar esse trabalho de repressão (ao crime), mas nós não queremos que a população seja vítima por conta desses desentendimentos com que esses integrantes do crime organizado estejam realizando. A presença que nós estamos realizando é pra que se possa evitar conflitos e que trasbordem para a população.”, sustentou o governador em exercício, Carlos Almeida Filho. 

Prisões 

Também na noite desta segunda a polícia realizou a prisão de três homens, em bairros da zona leste de Manaus, suspeitos de envolvimento em homicídios na capital amazonense. Com o trio, quatro armas de fogo foram apreendidas.

A primeira prisão ocorreu no bairro Tancredo Neves no início da noite, e levou as equipes policiais aos outros dois envolvidos. Um dos presos é apontado como liderança do tráfico no Tancredo Neves. Eles estariam por trás de, pelo menos, dez homicídios registrados este ano na capital.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE