Aleam discute sobre impactos da Reforma da Previdência no AM

Imagem - Reinaldo Maquiné
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Os possíveis prejuízos que a reforma da Previdência poderá causar aos trabalhadores foram discutidos em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O evento contou com a participação das centrais sindicais que atuam em defesa dos trabalhadores no estado. A audiência, como estratégia de manifestação contra a reforma, foi proposta pelo deputado federal, José Ricardo (PT). O parlamentar considera a mudança “uma reforma da morte”. Para ele, a proposta da nova Previdência retira direitos, principalmente, da população mais pobre.  

“Essa reforma quer obrigar todos os trabalhadores, de um modo geral, a contribuir durante 40 anos, se quiserem receber o salário integral quando da aposentadoria. Idosos serão prejudicados, dificultando o acesso para receber um salário mínimo de benefício; caso não possam trabalhar, só irão receber quando tiverem 70 anos de idade. Obriga as mulheres a trabalhar e a contribuir por mais tempo, estendendo-se às professoras e aos professores, às trabalhadoras e aos trabalhadores rurais”, afirmou o deputado federal.

O Governo Federal defende o regime de capitalização, no qual cada trabalhador faz sua própria poupança para a aposentadoria como a melhor alternativa para o país, em substituição ao atual regime de repartição. Ponto que é muito criticado na mobilização em defesa dos trabalhadores, segundo o deputado.

“O trabalhador irá capitalizar valores, para no futuro  receber um benefício. Um valor que você não terá acesso, onde financeiras irão aplicar o dinheiro e ganhar em cima disso, e no futuro, talvez se ganhe menos do que um salário mínimo, por poucos anos, porque só terá direito com 65 anos de idade. É uma proposta de reforma da morte. De um governo que não tem sensibilidade e que não tem amor ao povo e o enganou também. Iremos lutar contra esse projeto maléfico que tanto irá prejudicar a população”, declarou José Ricardo.

A presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Amazonas (CTBAM), Isis Tavares, disse que a proposta da reforma da Previdência é uma ameaça para o futuro do país. “Se essa reforma passar, nós vamos ter bolsões de misérias, vamos ter uma sociedade doente, empobrecida, miserável, sem nenhuma vontade de lutar. Então, isso vai ser muito ruim para o nosso futuro. Por esse motivo, nós somos contra.”, comentou Isis.

Defesa

Nesta segunda-feira (25), em reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse confiar na aprovação da reforma da Previdência até o meio do ano. Na ocasião, ele ressaltou que o Congresso sabe da importância da reforma. “Estamos convencidos que população madura e o Congresso sabem o tamanho do desafio”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Economia, a proposta de reforma da Previdência entregue no dia 20 de fevereiro ao Congresso Nacional gerará uma economia de R$ 1,165 trilhão em 10 anos. E conforme relatório da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, o crescimento econômico gerado pela reforma beneficiará principalmente os 50% mais pobres da população.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE