Amazonas se prepara para a implantação do Circuito Rápido da Aids Avançada do Ministério da Saúde

WhatsApp-Image-2023-05-20-at-12.42.56
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

Manaus – AM| O Amazonas se prepara para implementar, na modalidade piloto, o Circuito Rápido da Aids Avançada, do Ministério da Saúde, voltado para a priorização da redução do tempo entre o diagnóstico do HIV e o início de profilaxia/tratamento das infecções oportunistas, nos pacientes identificados em situação de AIDS Avançada (quando há comprometimento do sistema imunológico), reduzindo consequentemente, a morbimortalidade das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

No Amazonas, o piloto estará presente em Manaus e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e de Parintins.

Na quinta-feira (18/05), a FVS-RCP recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, além de representantes das demais instituições parceiras da iniciativa no estado, como a Semsa de Manaus.

“Com a implantação do Circuito Rápido da Aids Avançada, espera-se um aumento significativo na detecção precoce da infecção pelo HIV e, consequentemente, na redução das complicações decorrentes da Aids. O programa permitirá dar mais velocidade ao acesso aos testes rápidos e ao tratamento especializado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A reunião na FVS-RCP ocorre posteriormente à programação de visitas técnicas do Ministério da Saúde à Clínica da Família Dr. Antonio Reis, à Policlínica Dr. Antonio Comte Teles, à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba e à FMT-HVD. As visitas técnicas foram realizadas na quarta-feira (17/05) e quinta-feira (18/05).

A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, na FVS-RCP, Luciana Koba, acrescenta que, com a iniciativa piloto, o paciente será submetido a quatro testes rápidos que, juntos, conseguem levar ao diagnóstico de infecções oportunistas mais rapidamente. “Com esses exames, é possível identificar, rapidamente, se trata-se de paciente com Aids avançada e se está com infecções que se oportunizam desse tipo de público, como as infecções criptococose, tuberculose e histoplasmose”, detalha.

Circuito Rápido da Aids Avançada

O Circuito Rápido da Aids Avançada é um projeto inovador que busca agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da Aids. Através de estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado, o programa tem como objetivo identificar precocemente a infecção pelo HIV e oferecer cuidado abrangente às pessoas em estágio avançado da doença.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP

Com informações da assessoria*

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE