Com alerta sobre as doenças Inflamatórias Intestinais, Policlínica Codajás realiza ação em saúde

Imagem do WhatsApp de 2023-05-19 à(s) 17.40.31
PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

As doenças intestinais precisam ser diagnosticadas precocemente, para iniciar o tratamento quanto antes

Em alusão a campanha “Maio Roxo”, mês de conscientização às doenças inflamatórias intestinais, a Policlínica Codajás realizou, nesta sexta-feira (19/05), consultas com o proctologista e nutricionista no setor especializado III, da unidade de saúde.

O médico proctologista, Raul Costa explica que as doenças intestinais inflamatórias acontecem quando existe um agente causador da doença. Elas são classificadas como inespecíficas, que são doenças auto imunes e duas doenças específicas: a Retocolite Ulcerativa e Idiopática e a doença de Crohn.

Os casos mais comuns atendidos na unidade, segundo o proctologista, são, colites por ameba, infecções sexualmente transmissíveis, Crohn e retocolite ulcerativa. “Essas doenças causam mudanças no hábito intestinal como diarréia, com muco e sangramento, além de dores abdominais, com cólicas e perda de peso.

O médico alerta que todas as doenças intestinais precisam ser diagnosticadas precocemente, para iniciar o tratamento mais rápido. Sangramentos nasais e alterações no intestino devem ser investigadas o quanto antes.

Ainda de acordo com o especialista, a inflamação crônica não tratada pode aumentar o risco de cirurgias de urgência e uma evolução para um câncer. “Para evitar problemas de saúde no intestino é preciso evitar fast foods, aumentar a ingestão de frutas e verduras, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física e dormir bem”, finalizou.

Atendimento

O diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica que a unidade de saúde atende mensalmente cerca de 30 mil usuários do SUS nas mais de 30 especialidades e que o serviço de nutrição e proctologista é regulado.

“Todo usuário do SUS pode dirigir-se a UBS e em consulta médica de rotina solicitar o atendimento com especialista, para via sistema ter esse atendimento tão necessário para todos nós. Estamos aqui diariamente aguardando cada usuário, com humanidade e profissionalismo necessário”, declarou.

FOTOS: Islânia Lima – SES/AM

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Dia após dia, os internautas de todo o país estão em busca de notícias policiais, e o programa...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE