Hemoam realiza blitz educativa sobre a importância da doação de sangue

FOTO2-1-1024x768
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou nesta segunda-feira (05), uma blitz nas avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, na zona centro-sul da capital, para chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue. A ação marca o início de uma série de atividades que o Hemoam promoverá em alusão ao Junho Vermelho – mês de conscientização sobre a doação de sangue.

Durante a blitz, servidores do Hemoam distribuíram panfletos com informações e pré-requisitos para doar sangue. Levar informação sobre o tema é uma estratégia do hemocentro baseada numa pesquisa que identificou que a maior causa de inaptidão à doação está relacionada à falta de informações sobre os pré-requisitos e até de “fake News” sobre o assunto.

“Identificamos que o conhecimento pode despertar o interesse, além de quebrar velhos mitos sobre doação e tudo o que envolve esse ato solidário”, destacou a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França.

As estatísticas do Hemoam apontam que existem mais de 500 mil pessoas cadastradas para a doação de sangue, porém, em 2022 apenas 40.819 são referentes a doadores de repetição.

“Mesmo com um banco de dados somando mais de meio milhão de cadastros, na prática, menos de 8% desse público é assíduo na doação de sangue”, acrescenta Nívia.

Junho Vermelho

Ao longo do mês de Junho o Hemoam realizará diversas palestras educativas em escolas, hospitais e um mutirão de emissão de carteirinha de doador, que acontecerá de 12 a 17 de junho. No dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro fará homenagens, oferecerá alguns serviços gratuitos e promoverá dinâmicas com os doadores que comparecerem nesse dia.

Foto: Felipe Nascimento

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE