Nova vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira em Manaus

Novembro-08_Vacinacao-Influenza-Artur-Barbosa-3-1536x1024
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

MANAUS-AM | Uma nova vacinação contra a Influenza (gripe) para pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde (MS), inicia na segunda-feira (13) em Manaus. A ação ocorre em conjunto com a multivacinação infantil, focada na atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar 167 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas da capital, para as ações de reforço da imunização da população.

Os grupos prioritários para receber a vacina incluem crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas, a partir dos 6 meses de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; e professores do ensino básico e superior. A meta é vacinar 90% desses grupos.

Os demais grupos prioritários incluem pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que a vacina utilizada na ação é a Influenza trivalente, e reforça que a aplicação do imunizante previne complicações e óbitos decorrentes da Influenza, bem como ajuda a reduzir a circulação do vírus entre a população.

“A Influenza trivalente pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário de imunização, sem necessidade de intervalo. Pessoas com doença febril aguda ou moderada, ou com diagnóstico de Covid-19, devem aguardar melhora para receber a vacina”, orienta.

Multivacinação

Em conjunto com a vacinação contra a Influenza, de 13/11 a 15/12, a Semsa vai promover a multivacinação infantil, com o objetivo de mobilizar pais e responsáveis para atualizar o cartão vacinal dos jovens de 0 a 14 anos de idade, reforçando a proteção desse público e elevando a cobertura contra doenças imunopreveníveis.

Na mobilização, as 167 salas de vacina da Semsa irão ofertar todos os imunizantes indicados no calendário básico para a faixa etária de 0 a 14 anos, além das vacinas contra a Covid-19, indicada para todas as idades a partir de 6 meses, e contra a Influenza, indicada para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

As vacinas a serem ofertadas durante a campanha são: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).

Para receber a vacina contra a Influenza, os usuários devem buscar um dos pontos de imunização gerenciados pela Semsa e apresentar o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que ateste sua inclusão nos grupos prioritários.

Já na multivacinação, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes nos postos gerenciados pela rede municipal, levando documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina.

Dentre as 167 salas de vacina da secretaria, nove ofertam atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. A lista com endereços e horários de todos os estabelecimentos está disponível em semsa.manaus.am.gov.br.

Para pessoas acamadas, a Semsa Manaus disponibiliza a aplicação de vacinas em domicílio. Os responsáveis por esses usuários devem entrar em contato com o Distrito de Saúde responsável pelo bairro de sua residência, no período de 13 a 24/11, para efetuar cadastro no serviço. As visitas domiciliares vão ocorrer no período de 27/11 a 12/12.

Os números de contato dos Distritos de Saúde são:  99989-2142 (Norte), 98842-8346 (Sul), 98842-8406 (Leste), 98802-4713 e 98842-5959. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Divulgação / Semsa

*Com informações da Assessoria

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE