Roraima registra nascimento de mais de 1,3 mil bebês prematuros só em 2019


Boa Vista-RR | Comemorado no dia 17 de novembro, o Dia da Prematuridade foi criado com o propósito de chamar a atenção do mundo para um problema que atinge cerca de 15 milhões de crianças em todo o mundo.

Dados do SAME (Serviço de Arquivo Médico Estatístico) do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) apontam para o nascimento de 1.237 bebês prematuros, entre janeiro a outubro de 2018, enquanto que em 2019 foram contabilizados 1.381 nascidos prematuros nesse mesmo período.

Anúncios

Por conta desta questão, a Direção Geral da Unidade tem realizado várias ações sobre o tema, por meio da campanha “Novembro Roxo”.

“O parto prematuro hoje representa 70% da mortalidade de bebês menores de 5 anos. Então, discutir a prematuridade é importante, principalmente na questão dos mecanismos de prevenção”, destacou Eduardo Henrique da Silva, coordenador médico da Neonatologia do HMINSN.

A programação deste ano iniciou na última sexta-feira, dia 8, com um café da manhã voltado para mães e familiares de bebês internados na unidade neonatal. Na terça-feira, 12, foi a vez de uma palestra sobre os desafios da prematuridade, ação que envolveu diversos profissionais do HMINSN.

Para esta sexta-feira, dia 15, está programada a abertura de uma exposição fotográfica. Os materiais ficarão em exibição até o fim deste mês, no corredor administrativo da unidade. E fechando as ações, será realizado, nos dias 3 e 4 de dezembro, um curso sobre método Canguru.

“Todo esse envolvimento em torno da prematuridade é importante, porque trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, e a atenção a esse tipo de recém-nascido requer pessoas que estejam bem treinadas e que tenham o conhecimento de habilidades suficiente para garantir o sucesso de suas atividades”, completou Silva.

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Receba a seleção das melhores notícias

Você também pode gostar:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram