Teste do Olhinho passa a ser obrigatório em maternidades e hospitais públicos e privados no AM

WhatsApp-Image-2022-09-01-at-09.31.54
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM| O governador Wilson Lima sancionou a Lei 6.024, que torna obrigatório em maternidades, hospitais públicos e privados do Amazonas a realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido também como ‘Teste do Olhinho’. De acordo com a legislação, o exame deve ser feito em até 72 horas após o nascimento da criança.

O objetivo é identificar precocemente o retinoblastoma, um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão e que pode afetar um ou ambos os olhos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) todo bebê que nasce nas maternidades estaduais já realiza o ‘Teste do Olhinho’. Assim, a prevenção já inicia nos primeiros dias de vida. O órgão reforça a importância de orientar as famílias sobre a necessidade de repetição dos exames em consultas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 3 e 7 anos.

De janeiro a julho deste ano, foram realizados 43,1 mil testes em maternidades do Amazonas. O teste do olhinho é simples, rápido, indolor e de baixo risco. Com uma ferramenta de alta sensibilidade, é possível fazer o rastreio de alterações oculares e detectar precocemente problemas congênitos.

A médica pediatra Bárbara Raposo Leite Taques reforça a necessidade do pré-natal e saúde materna acompanhada por profissionais. A pediatra ressalta, ainda, que o exame faz um rastreio que caso acuse uma alteração ocular, pode ser investigado de forma precoce.

“A partir da alteração do teste, o oftalmologista vai fazer os exames específicos para detecção do possível câncer. É indicado a investigação precoce, porque a confirmação de alterações visuais, podem comprometer a vida toda da criança, então, quanto mais precoce for essa intervenção, melhor será para a criança”, afirmou a pediatra.

A mãe de primeira viagem, Mariane Tamires, 17, que segue em resguardo após o nascimento do primeiro filho na Maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus, conta que o teste do olhinho no seu bebê, foi realizado em 48 horas após o nascimento.

“Eu acho bem importante fazer todos os exames. Eu fui bem atendida na maternidade e o teste do olhinho foi bem rápido e prático, e o meu bebê que tem seis dias de vida está saudável”, completou a mãe.

Exame

O TRV é realizado com o oftalmoscópio direto, com a luz projetada nos olhos do recém-nascido a uma distância de 50 centímetros a um metro dos olhos do bebê. O exame deve ser feito ainda na maternidade. A luz atravessa as estruturas transparentes, que atinge a retina e se reflete causando o aparecimento do reflexo vermelho observado nas pupilas.

Com informações da assessoria*

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE