Vacina contra Covid-19 está disponível até quarta-feira em Manaus

WhatsApp-Image-2023-06-04-at-11.19.11
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue na capital. A população deve buscar a vacina contra a doença em um dos 74 pontos disponíveis na rede municipal nesta semana, de segunda (5), a quarta-feira(6). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela ação, não haverá vacinação na quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, nem na sexta(9), ponto facultativo no município.

Nove ponto de vacinação ofertarão o serviço em horário ampliado, das 8h às 20h, para facilitar o acesso à vacina para quem estuda ou trabalha no horário comercial. Os demais estabelecimentos funcionam das 8h às 17h, e a lista completa, com endereços e horários, está disponível no site.

“É essencial que todos sigam com o esquema vacinal atualizado para manter a doença sob controle em Manaus. Basta ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa, e não deixando de levar também as crianças, pois a vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade”, ressalta a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Pais ou responsáveis por bebês a partir de 6 meses e crianças menores de 12 anos a buscar uma das unidades específicas de vacinação infantil. Dentre elas, 14 são voltadas à imunização de crianças de 6 meses a 4 anos de idade, e 34 são destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

Os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina para receber o imunizante contra a Covid-19, conforme as doses e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde. A consulta da situação vacinal e das doses a serem aplicadas pode ser feita na plataforma online Imuniza Manaus.

Monovalente e bivalente

Nos pontos de imunização, são ofertadas as vacinas monovalentes, Coronavac, Pfizer e Janssen, para o público adulto que quer iniciar ou completar o esquema primário de 1ª e 2ª doses, e também para adolescentes de 12 a 17 anos como 3ª dose de reforço. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos recebem a Pfizer baby (tampa vinho), e as de 5 a 11 anos recebem a Pfizer pediátrica (tampa laranja).

O serviço de saúde municipal oferta ainda a vacina bivalente para todas as pessoas a partir de 18 anos, e para pessoas a partir de 12 anos imunossuprimidas, com comorbidades, com deficiência permanente, residentes em instituições de longa permanência, gestantes, puérperas, indígenas e quilombolas. Para receber o imunizante, o usuário deve ter tomado a segunda dose do esquema primário ou qualquer dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A vacina bivalente permite evitar as formas graves da Covid-19 e prevenir desfechos como hospitalização e óbito, reforçando a proteção do organismo contra as cepas originais do novo coronavírus (Sars-CoV-19) e as subvariantes da Ômicron.

Foto: Divulgação / Semsa

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE