Caprichoso é o grande campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins

Caprichoso
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

O grande campeão do Festival Folclórico de Parintins 2024 é o boi-bumbá Caprichoso. Esta é a 26ª vez que o boi azul vence o contrário na ilha Tupinambarana. O local onde ocorre a apuração é a mesma arena onde acontecem as festividades folclóricas, realizadas desta vez entre a última sexta-feira (28) e o último domingo (30). Os bois Caprichoso e Garantido disputaram o título pela 57ª vez.

Como funciona a apuração?

Durante três dias de shows, o Bumbódromo se divide em dois lados: um azul e outro vermelho. Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Nove jurados se dividem em três blocos para avaliar as agremiações, de acordo com suas características.

O “Bloco A” avalia quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, itens relativos à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” reúne a parte artística do evento. Das três notas dadas a cada item, a menor é descartada. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites.

Os 21 itens analisados pelos jurados são: Apresentador, Levantador de Toadas, Batucada/Marujada, Ritual Indígena, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi Bumbá Evolução (tripa do boi), Toada, Pajé, Povos Indígenas, Tuxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada, Galera, Coreografia e Organização do Conjunto Folclórico

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios